Macron anuncia que França votará contra acordo UE-Mercosul
O presidente francês, Emmanuel Macron, anunciou nesta quinta-feira (8) que seu país votará contra o acordo de livre comércio entre a União Europeia (UE) e o bloco sul-americano Mercosul, citando uma “rejeição política unânime”.
Apesar dos “avanços inegáveis” que “devem ser reconhecidos pela Comissão Europeia”, “deve-se notar a rejeição política unânime do acordo, como claramente demonstrado pelos recentes debates na Assembleia Nacional e no Senado”, afirmou o presidente francês em um comunicado à imprensa.
“A fase de assinatura do acordo não é o fim da história. Continuarei lutando pela implementação plena e concreta dos compromissos assumidos pela Comissão Europeia e para proteger nossos agricultores”, acrescentou Macron.
Agricultores franceses desafiaram a proibição do governo e entraram em Paris nesta quinta-feira a bordo de tratores, ocupando áreas próximas à Torre Eiffel e ao Arco do Triunfo. A mobilização, classificada como “ilegal” pelo Ministério do Interior, visa pressionar contra a assinatura do tratado de livre comércio entre a União Europeia e o Mercosul, prevista para ocorrer na próxima segunda-feira.
O setor agrícola francês teme que a criação da maior zona de livre comércio do mundo inviabilize a produção local diante da concorrência sul-americana.
Fonte: CP