fbpx
GeralTapejara

Merendeiras de Tapejara participam de capacitação com professora do Senar/RS

Nos dias 02, 03, 09 e 10 de fevereiro aconteceu o curso de derivados de mandioca, ministrado pela professora Marinez Demarco, do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), para a primeira turma das cozinheiras das escolas e creches da Rede Municipal de Ensino de Tapejara. O treinamento foi realizado no espaço do refeitório da Escola Municipal de Ensino Infantil e Fundamental São Paulo (Emeif). 

O treinamento, oportunizado pelo governo BIG e Gipe, teve como objetivo saber utilizar a mandioca e conhecer outras formas de aproveitá-la na alimentação. De acordo com a coordenadora geral da Secretaria de Educação, Jaqueline Palma, esses encontros são de grande valia para troca de informações e para agregar novas possibilidades para as refeições dos alunos.   

Conforme a nutricionista da Secretaria de Educação, Marieli Scariot, a mandioca proporciona versatilidade para seu aproveitamento, é um alimento nutritivo, sem glúten, utilizada para alunos celíacos, alérgicos ao trigo e também servida para os demais estudantes. “Trata-se de um produto cultivado na região, adquirido via Chamada Pública (aquisição de gêneros alimentícios da agricultura familiar). Foram 16 horas trabalhadas em cada turma com receitas caseiras à base de mandioca e seus respectivos derivados”, observou  Marieli, destacando que a professora Marinez se preocupou em organizar um conteúdo básico possibilitando as noções básicas sobre a raiz, seu valor nutricional e formas de preparo.