Obras de pavimentação da Serra da Rocinha, na BR-285, na divisa do Rio Grande do Sul com Santa Catarina, devem ser concluídas até o final de 2026
As obras de pavimentação da Serra da Rocinha, na BR-285, na divisa do Rio Grande do Sul com Santa Catarina, devem ser concluídas até o final de 2026. O trajeto é considerado a principal ligação com o litoral sul catarinense e também com a região dos cânions no lado gaúcho.
O Departamento Nacional de Infraestrutura de Transporte (DNIT) informa que a obra inclui um trecho de 8,5 quilômetros. Ao longo desse segmento, serão construídas três pontes, sendo uma delas de 404 metros de extensão e 13 metros de altura, sobre o rio das Antas. A fundação e a instalação dos pilares já estão concluídas.
No lado catarinense, considerado o trecho mais complexo, as obras estão avançadas e devem ser finalizadas em março. A ligação entre São José dos Ausentes (RS) e Timbé do Sul (SC) é o caminho mais curto para quem acessa as praias no sul de Santa Catarina. A obra é aguardada há mais de sete décadas, e a etapa final será concluída com recursos do Novo PAC, no valor de R$ 120 milhões.
Mesmo com as obras em andamento, os motoristas podem realizar o trajeto, mas devem ficar atentos. No lado gaúcho, há cerca de 11 quilômetros de estrada de chão pela via antiga. Já no lado catarinense, há bloqueios com liberações em horários regulares, realizadas diariamente das 6h às 7h30 e das 18h às 21h.
Fonte: Rádio UPF