PDT, MDB e PT lançam pré-candidatos até o fim do mês
Três partidos com relevância no mapa eleitoral lançarão seus pré-candidatos ao Palácio Piratini ainda este mês. Os movimentos ocorrem praticamente a um ano da disputa e servem como reforço político em meio a série de articulações e negociações que estão em curso.
Neste sábado, o PDT lança a pré-candidatura de Juliana Brizola. O evento, na Câmara de Porto Alegre, a partir das 9h, contará com a presença do presidente nacional do partido, Carlos Lupi. Juliana, que aparece em destaque nas pesquisas de intenções de voto, representou o PDT na briga pela prefeitura de Porto Alegre e busca aliança para garantir sustentação na eleição.
No dia 29, será a vez do MDB lançar oficialmente a pré-candidatura do vice-governador Gabriel Souza. Mencionado sistematicamente por Eduardo Leite (PSD) como o escolhido para representar o projeto hoje em curso no Estado, Gabriel tem pela frente o desafio de se tornar mais conhecido e enfrentar ainda a modulação no discurso do governador, estrategicamente readequado para tentar manter as negociações dos demais aliados no âmbito da base.
No dia 30, o PT confirmará a pré-candidatura de Edegar Pretto ao governo. Ele foi o candidato do partido em 2022 e por pouco não tirou Leite do segundo turno na disputa. A diferença foi de 2.441 votos. Os lançamentos não significam que as pré-candidaturas serão mantidas, já que dependem de uma série de fatores, como recursos, apoios, e tempo de rádio e TV.
Fonte: CP