fbpx
Geral

Possibilidade de voo para Mato Grosso coloca Passo Fundo como referência em conexões com resto do país

O Aeroporto de Passo Fundo atualmente opera voos de três companhias aéreas para São Paulo e há um anúncio de uma rota semanal para Curitiba no próximo mês. Além disso, a Azul expressou interesse em estabelecer um voo para o Mato Grosso, em Cuiabá ou Goiânia. Embora seja apenas uma intenção da Azul no momento, a Associação do Comércio, Indústria, Serviços e Agropecuária (Acisa) de Passo Fundo está avaliando essa possibilidade.

O presidente da Acisa, Cássio Gonçalves, declarou que a Acisa está acompanhando as negociações com a Azul para estabelecer um voo direto entre Passo Fundo e Porto Alegre, que é o principal objetivo. No entanto, eles também receberam informações de que a Azul está ampliando sua rede de conexões e está considerando a possibilidade de um voo ligando Passo Fundo ao Mato Grosso.

Conforme Gonçalves, do ponto de vista econômico, essa ampliação da rede teria um grande impacto, especialmente devido à realização de grandes feiras na região, como a Expodireto, que tem alcance internacional, e a Exposol, que também é uma feira de grande porte. Segundo o presidente da Acisa, a realização desses eventos já coloca a região de Passo Fundo e o aeroporto no mapa. Por isso, existe a possibilidade de ampliação da rede. Além disso, há uma questão de mercado, já que as companhias aéreas buscam atender às demandas dos passageiros.

Gonçalves lembra também que, além das feiras, Passo Fundo é um polo de saúde e educação. Nos anos 80, houve um grande fluxo de mão de obra exportada para o Mato Grosso e muitas pessoas que mantêm a tradição gaúcha têm interesse em enviar seus filhos para estudar na cidade de origem dos pais.

Diante disso, voos diretos facilitariam muito o acesso e o deslocamento desses alunos, além de permitir que os pais os visitem sem precisar passar por São Paulo. Essa facilidade também impulsionaria a economia local nos setores imobiliário, educacional, de saúde e de serviços, cumprindo o objetivo de posicionar Passo Fundo como um ponto de referência para conexões com o restante do país, sendo destaque do Norte do Estado neste sentido.

Fonte: Uirapuru