fbpx
Eleições 2022Geral

Pré-candidatos podem vir a compor chapa, acredita Juliana Brizola sobre disputa ao governo do RS

Pré-candidata ao governo do Estado, Juliana Brizola diz que não pretende recuar e espera contar com pré-candidatos que estão lançados a composição de sua chapa em 2026. Um dos motivos do otimismo é o desempenho positivo que tem apresentado em recentes pesquisas de intenção de voto. Mas, até o momento, todos os demais cargos da sua chapa ainda estão em aberto (vice, e as duas vagas ao Senado).

“Precisamos ter uma chapa robusta e eu acredito que há vários nomes que estão se lançando, tanto ao Senado quanto para cabeça de chapa, que podem compor (a chapa), podendo virar vice ou ser indicação ao Senado. Acho que isso está bem aberto ainda”, afirmou Juliana ao Correio do Povo.

A pré-candidata reuniu uma série de mulheres na Câmara de Porto Alegre, nesta sexta-feira, no encontro estadual da Ação Mulher Trabalhista (ATM), núcleo feminino do PDT, nacionalmente presidido por ela. O objetivo, além do lançamento da campanha “Vozes em Ação”, era de engajar as mulheres do partido na pré-campanha.

Em discurso, Juliana falou sobre a falta de representatividade feminina dentro a política, inclusive como uma medida a ser trabalhada dentro dos partidos. “Não adianta dizer que luta pela causa feminina e chegar na época de eleição e ficar catando (sic) mulher (para completar chapa)”, comentou. Ela aproveitou, ainda, para jogar indiretas ao governador Eduardo Leite (PSD), ao afirmar que a recém criada Secretaria da Mulher “é única e exclusivamente para dizer que se está fazendo alguma coisa para as mulheres”. E reforçou a educação como sua principal bandeira.

Nas manifestações que a antecederam, o fato de Juliana ser a única pré-candidata mulher ao Piratini foi diversas vezes ressaltado. “Nunca tivemos uma mulher de esquerda tão bem colocada nas pesquisas. E querem que ela abra mão disso para um homem?”, indagou a vereadora pedetista de Passo Fundo, Professora Regina. Na mesma linha, o vereador de Porto Alegre, Márcio Bins Ely, disse que conversou com demais partidos de esquerda e reforçou a necessidade de uma união em torno do nome de Juliana.

Os deputados estadual, Gerson Burmann, e federal, Pompeo de Mattos, também marcaram presença e endossaram o apoio à pré-candidatura de Juliana; alertando, porém, sobre necessidade de se eleger parlamentares do PDT para Câmara dos Deputados e Assembleia Legislativa, a fim de salvar o partido da cláusula de barreira. “Vamos eleger mais deputados federais e mais deputados estaduais com a candidatura de Juliana”, afirmou Pompeo.

Fonte: CP