fbpx
GeralTapejara

Prefeito BIG implantou projeto de segurança nas escolas municipais há quase dois anos

O Governo de Tapejara, por meio da Secretaria de Educação, reuniu os diretores das escolas e creches municipais na tarde de segunda-feira (10) para tratar de assuntos relacionados à segurança nos educandários. A reunião foi convocada após o trágico episódio ocorrido em Blumenau, no dia 05 de abril, em que quatro crianças foram mortas por um homem que invadiu uma escola, após pular um muro da instituição.

Projeto Escola Segura

Durante a reunião, os diretores receberam orientações sobre as ações que a administração municipal já vem realizando em relação à segurança e cuidados com os alunos e servidores. Uma dessas ações e o projeto “Escola Segura”, criado em 2021, cujo objetivo é cuidar da segurança das escolas e dos alunos por meio da ação de vigias e zeladores durante os turnos escolares. Os profissionais são responsáveis por recepcionar, acompanhar e monitorar a circulação de pessoas nas escolas e creches do município, visando com que não haja nenhum problema que coloque em risco a segurança das pessoas que estão nesses locais. Além disso, os vigilantes cuidam dos acessos aos educandários, orientando a chegada de alunos, pais e funcionários. Outra ação proposta pelo projeto “Escola Segura” diz respeito a abertura e fechamento dos portões de cada instituição, que acontece sob supervisão dos vigias. Outro ponto a ser destacado pelo projeto é de que, durante o período de aula, os portões ficam fechados, sendo o acesso ao local controlado e liberado somente pelos vigilantes.

Presente na reunião, o prefeito Evanir Wolff (BIG) falou sobre a importância deste projeto e ouviu sugestões que serão analisadas para serem implementadas com a maior brevidade possível, a fim de ampliar a segurança dos educandários. De acordo com ele, o governo de Tapejara assumiu o compromisso de criar este projeto no início da gestão, em 2021, porque entende que a segurança é um dos pilares da educação. “Em um momento tão delicado como este, o governo de Tapejara busca tranquilizar os pais e responsáveis pelos alunos, afirmando que está empenhado em garantir a segurança dos estudantes em todos os momentos. Assim como cuida da parte estrutural, do ensino e de qualquer outra área da educação, a segurança dos alunos é uma prioridade para o governo municipal”, comentou BIG ao enfatizar que nenhuma situação envolvendo riscos com a segurança nas escolas foi registrado na rede municipal desde a criação deste projeto.

Para a coordenadora-geral da Secretaria de Educação, Jaqueline Palma, com a colaboração dos diretores das escolas e creches municipais, o governo de Tapejara acredita que será possível ampliar ainda mais as ações de segurança nos educandários. “O objetivo é garantir a tranquilidade e a segurança para todos os alunos, pais e responsáveis, para que todos possam desfrutar de um ambiente escolar seguro e saudável”, disse.