fbpx
GeralRegião

Puma é flagrado em cima de árvore em Coxilha

No último sábado (22), foi avistada uma onça-parda (puma) na localidade de Entre Rios, no interior de Coxilha.

Conforme informações obtidas pela Reportagem Policial da Rádio Uirapuru, o animal foi visto no alto de uma árvore enquanto um grupo especializado fazia o abate de javalis que atacavam uma propriedade rural.

O animal, de médio a grande porte, permaneceu intacto durante toda a movimentação humana no local, demonstrando ser um felino sem agressividade quando não ameaçado.

O grupo de controladores de javalis realizou imagens do felino e deixou a área. Há informações de que um segundo felino (fêmea) foi avistado nas proximidades, sugerindo a hipótese de ser um casal de felinos que circula na região.

A Puma concolor (nome científico) pode chegar a pesar até 100 kg e correr a uma velocidade média de 80 km/h.

Wikipedia: A onça-parda ou puma (nome científico:Puma concolor), também conhecida no Brasil por suçuarana e leão-baio, é um mamífero carnívoro da família dos felídeos e gênero Puma, nativo da América. É o mamífero terrestre com a maior distribuição geográfica no ocidente, ocorrendo desde a Columbia Britânica, no Canadá, até o extremo sul do Chile, habitando desde florestas densas, até áreas desérticas, com clima tropical ou subártico, exceto a tundra. É capaz de sobreviver em áreas extremamente alteradas pelo homem, como pastagens e cultivos agrícolas.

É o maior membro da subfamília dos felíneos, medindo até 155 centímetros de comprimento, sem a cauda, e pesando até 100 quilos, com porte semelhante ao do leopardo, sendo o segundo maior felídeo das Américas.

É um animal solitário e mais ativo à noite. Alimenta-se predominantemente de cervídeos, mas pode variar a dieta, sendo considerado um predador oportunista. A presença de outros carnívoros influencia diretamente a escolha das presas e ambientes de caça. As áreas de vida variam de 50 a 1000 quilômetros quadrados, com machos sendo territoriais e possuindo grandes áreas se sobrepondo ao de várias fêmeas. As fêmeas possuem vários estros no ano, possuem uma gestação que dura entre 90 e 96 dias e geralmente nascem entre 3 e 4 filhotes, a cada 2 anos, aproximadamente.

A onça-parda não é considerada em risco de extinção pela União Internacional para a Conservação da Natureza e dos Recursos Naturais, mas já foi extinta em algumas localidades da América do Norte e Central e do Sul. As principais causas disso são a caça, seja por esporte ou retaliação por ataques ao gado, fragmentação e destruição do habitat, e em áreas muito populosas, atropelamentos.

Fonte: Uirapuru