fbpx
EsportesGeral

Raio-x da rodada: o que está em jogo em cada partida do Gauchão neste sábado

Quando a bola rolar em seis estádios diferentes, a partir das 16h30min deste sábado, o destino dos 12 clubes do Gauchão começará a ser definido. Todos os jogos são decisivos, seja para a ponta de cima ou de baixo da tabela. Até o momento, de definição mesmo, só as classificações de Inter, Juventude e Grêmio – ainda que sem as definições das posições finais – e a presença do São José, time de pior campanha, no quadrangular que decide o rebaixamento.

Guarany x São Luiz, Estrela D’Alva

O Guarany de Bagé não tem mais chance de ir às semifinais do Gauchão. Por outro lado, o risco de disputar o Quadrangular do Rebaixamento também é muito pequeno, já que para isso precisaria perder o seu jogo e ainda ver Pelotas, Monsoon e Brasil vencerem os seus confrontos. Um simples empate em casa e já eliminaria qualquer risco. Um bom resultado, no entanto, é importante para garantir a vantagem de jogar em casa as semifinais do Troféu Farroupilha, que assegura uma vaga na Copa do Brasil de 2026, e uma eventual final.

O São Luiz, por outro lado, está numa situação mais delicada. O time de Ijuí é um dos três, junto com Brasil e Pelotas, com seis pontos, mas é quem tem o pior saldo de gols (-7). Portanto, corre o risco de ficar na turma que vai disputar o Quadrangular do Rebaixamento. O trio, assim como o Monsoon, com sete pontos, precisa não apenas fazer o seu resultado como contar com um pouco de sorte nos outros jogos da rodada.

Inter x Monsoon, Beira-Rio

Inter já tem vaga garantida nas semifinais do Campeonato Gaúcho, mas ainda precisa confirmar a condição de líder geral na primeira fase, o que assegura a vantagem não só de decidir em casa a próxima fase, como também escapar dos outros dois líderes, Juventude e Grêmio. Se vencer o Monsoon, o primeiro lugar está garantido, independentemente dos outros resultados. Do contrário, passa a contar com tropeços do Tricolor e do time da Serra. Na melhor das hipóteses, terminar a rodada na liderança geral. Na pior, em terceiro lugar.

O Monsoon não tem mais chances de ir às semifinais e ainda corre risco de ficar para o Quadrangular do Rebaixamento. No entanto, depende apenas de si. Se vencer, no Beira-Rio, está assegurado no Troféu Farroupilha. Do contrário, passa a secar Brasil, Pelotas, São Luiz e São José. Ainda assim, a situação é relativamente tranquila, já que só ficaria para trás caso acontecesse três de quatro resultados possíveis.

O Inter, do goleiro Anthoni, depende apenas das próprias forças para manter a liderança

 O Inter, do goleiro Anthoni, depende apenas das próprias forças para manter a liderança | Foto: Ricardo Duarte / Inter / CP

Pelotas x Juventude, Boca do Lobo

O empate no Gre-Nal deu ao Juventude a possibilidade de depender apenas de si para confirmar a melhor campanha geral na primeira fase do Gauchão. No entanto, no jogo seguinte, veio o 1 a 1 com o Avenida e tudo mudou. Agora, para ser o primeiro, o Juventude precisa, além de vencer o Pelotas, torcer por um tropeço do Inter em casa, contra o Monsoon. Porém, mesmo que a dianteira não venha, uma vitória em Pelotas ainda é necessária para garantir o jogo da volta da semifinal no Alfredo Jaconi, contra o Grêmio. Assim como a Dupla Gre-Nal, o Juventude pode, na melhor das hipóteses, terminar em primeiro, e na pior, em terceiro.

O Pelotas, por sua vez, está na mesma situação do rival Brasil e do São Luiz, todos com seis pontos, em situação de desvantagem em relação ao Monsoon, com sete pontos, mas menos pior do que o São José, com quatro. Desta turma, os três com pior resultado no final de semana ficam para o Quadrangular do Rebaixamento.

Ypiranga x Grêmio, Colosso da Lagoa

Dos times já classificados às semifinais do Gauchão, o Grêmio é que entra em campo com mais desvantagem. Na relação com Inter e Juventude, é o único que não depende apenas das próprias forças para melhorar de posição. Com 14 pontos, precisa necessariamente vencer o Ypiranga. Depois, a ordem é secar. Se o Juventude não vencer, o Tricolor ultrapassa o time da Serra e garante pelo menos que o jogo da volta da semifinal seja na Arena. Mas há ainda um sonho mais alto. Se além do tropeço do Juventude, o Inter perder no Beira-Rio, aí o Grêmio anda duas casas no tabuleiro da primeira fase e reassume a liderança geral.

O Ypiranga teve uma largada ruim na competição, mas conseguiu se recuperar e chega à última rodada ainda sonhando com a semifinal. Contudo, é outro que não depende só de si. Precisa vencer o Grêmio e torcer para o Caxias não derrotar o São José. Do contrário, vai restar mesmo um lugar no Troféu Farroupilha.

Avenida x Brasil, Eucaliptos

De todos os 12 clubes que disputam o Gauchão, o único que chega à última rodada da fase de classificação sem que o resultado deste sábado faça qualquer diferença é o Avenida. Com apenas dois pontos na tabela de classificação, o time de Santa Cruz do Sul não tem mais como escapar do Quandrangular do Rebaixamento. Na prática, o jogo só conta para saber se o Avenida será último ou penúltimo no geral, o que define a ordem dos jogos na fase seguinte.

A situação do Brasil de Pelotas é diferente. O clube integra o bloco de times com seis pontos, junto com Pelotas e São Luiz, que estão um pouco atrás do Monsoon (sete) e um pouco à frente do São José (quatro). Da turma dois seis pontos, o Xavante é quem leva vantagem no saldo de gols em relação aos demais. Ou seja, na hipótese de todos empatarem, o Brasil não disputa o rebaixamento. Do contrário, vai depender de quem tiver o melhor resultado na rodada deste sábado.

Caxias joga em casa e se vencer está garantido nas semifinais

 Caxias joga em casa e se vencer está garantido nas semifinais | Foto: Luiz Erbes / Caxias / CP

Caxias x São José, Centenário

O Caxias já poderia ter carimbado o seu passaporte rumo às semifinais do Gauchão. Tivesse vencido o Guarany de Bagé na quarta-feira e jogaria sem pressão neste sábado. Menos mal para a torcida grená que o time ainda depende apenas de si e tem, em tese, um adversário menos complicado. Tudo isso jogando em casa. Se vencer o São José, está classificado, apenas esperando se o adversário com o qual vai brigar por um lugar na decisão será Inter, Juventude ou Grêmio. Se empatar ou perder, aí já passa a torcer para que o Ypiranga não vença o Grêmio em Erechim.

O São José entra em campo sabendo que para escapar do Quadrangular do Rebaixamento será preciso fazer o que o time não fez até agora na competição: vencer. E mesmo assim não há garantia de classificação para o Troféu Farroupilha, já que o time iria a sete pontos e precisaria torcer por dois resultados nos jogos de Monsoon, São Luiz, Brasil e Pelotas na rodada.

Fonte: CP