fbpx
EsportesGeral

Reforços da janela e do departamento médico nutrem expectativa de melhora no Grêmio

Após um primeiro semestre de destaque, com títulos da Recopa Gaúcha e Gauchão, classificação para as quartas de final da Copa do Brasil e vice-liderança do Brasileirão, o Grêmio caiu de rendimento no começo da segunda parte da temporada e ligou um sinal de alerta internamente. Não apenas pelos resultados, mas também pelas atuações da equipe. Foram oito partidas entre o início de julho e agosto, com duas vitórias, três empates e três derrotas. O aproveitamento foi de apenas 37,5%. Para tentar melhorar o desempenho nos próximos jogos, Renato ganhou reforços. Tanto da janela de transferências, quanto do departamento médico. 

O goleiro Caíque, o zagueiro Rodrigo Ely, o meia Luan e os atacantes Iturbe, Lucas Besozzi e João Pedro chegaram para dar mais opções ao elenco. Já o zagueiro Geromel e o meio-campista Pepê se aproximam de retornar após lesões.

mbora tenha conseguido a classificação para as semifinais da Copa do Brasil, o Tricolor apresentou dificuldades para despachar o Bahia. Foram dois empates por 1 a 1, saindo atrás do placar em ambos os confrontos, e vitória nos pênaltis por 4 a 3, na Arena. Diante do Flamengo, em Porto Alegre, o Grêmio até teve um bom início, mas depois sucumbiu à superioridade carioca e foi derrotado por 2 a 0. Na próxima semana, no Rio de Janeiro, terá de fazer uma verdadeira epopeia para reverter a desvantagem e manter vivo o sonho do hexacampeonato.

No Campeonato Brasileiro, os gaúchos chegaram a estar a sete pontos do líder Botafogo, quando derrotaram o Bahia por 2 a 1, em Salvador. Porém, na rodada seguinte, contra o Glorioso, em casa, foram derrotados por 2 a 0. A vitória diante do Atlético Mineiro por 1 a 0, na Arena, foi um alento, mas deixou preocupações pela fraca atuação. Depois disso, o Grêmio ainda empatou com o Goiás por 1 a 1, na Serrinha, e foi derrotado pelo Vasco por 1 a 0, em São Januário. 

Resultados e atuações péssimas contra adversários da parte de baixo da tabela, que resultaram na queda da vice-liderança para o sexto lugar. Em meio a essa queda de rendimento, o Tricolor conviveu com a indefinição no futuro de Luis Suárez, que queria ir atuar no Inter Miami, dos Estados Unidos, mas a direção gremista bateu o pé e não abriu mão de receber a multa rescisória de 70 milhões de euros. 

Apelidada por Renato Portaluppi como ‘novela mexicana’, a definição de que o Pistolero permaneceria pelo menos até o final do ano foi anunciada pelo comandante tricolor no dia 26 de junho, minutos antes da partida contra o Flamengo, pela Copa do Brasil. Três dias depois, em entrevista coletiva no CT Presidente Luiz Carvalho, o próprio jogador confirmou a continuidade na Arena e a antecipação do fim do contrato para dezembro deste ano.

Fonte: CP