Saiba como será a fórmula do Gauchão 2026. Grêmio e Inter são cabeças de chave
Dentro da ideia de enxugamento do calendário dos estaduais, a Federação Gaúcha de Futebol criou um novo formato para o Gauchão 2026. A competição abre a temporada a partir de 11 de janeiro e terá 11 datas até definir o campeão em 8 de março.
Os 12 clubes participantes estão divididos em dois grupos. Eles foram divididos conforme sorteio com critérios de proximidade geográfica e de rivalidade local. O Grupo A terá Internacional, Juventude, Avenida, São José, Guarany e São Luiz. O Grupo B contará com Grêmio, Caxias, Novo Hamburgo, Monsoon, Inter-SM e Ypiranga.
Na primeira fase cada time enfrenta todos os da outra chave. Os quatro melhores de cada uma delas se enfrentam em jogo único nas quartas de final. (1º x 4º e 2º x 3º de cada chave) com o mando de campo da equipe de melhor campanha. Em caso de empate, haverá decisão por pênaltis.
Semifinais e finais terão jogos de ida e volta. Neste caso os pontos da primeira fase se soma aos das quartas. Ou seja, respeitando a classificação geral irão se enfrentar 1º x 4º e 2º x 3º.
As equipes eliminadas na primeira eliminatória disputarão a Taça Farroupilha. O mini torneio também com semifinais e finais em partidas de ida e volta. Dali será conhecido mais um representante gaúcho na Copa do Brasil de 2027.
A outra disputa envolverá os times que terminarem a primeira fase na 5º e 6º colocação de seus grupos. Eles disputarão um quadrangular em turno e returno de onde sairão os rebaixados para a Divisão de Acesso.
Fonte: CP