Trump diz que não planeja ataques dos EUA à Venezuela
O presidente norte-americano, Donald Trump, disse, nesta sexta-feira, 31, que não está planejando ataques à Venezuela, que teme que a mobilização militar dos Estados Unidos no Caribe tenha como objetivo derrubar o governo de Nicolás Maduro.
“Não”, respondeu Trump a bordo do avião presidencial Air Force One quando perguntado por um jornalista se estava considerando ataques deste tipo.
Cerca de duas semanas atrás, Trump admitiu ter autorizado operações da CIA contra a Venezuela, após reportagem do New York Times. O anúncio fez com que, pouco depois o presidente venezuelano Nicolás Maduro pedisse repúdio aos “golpes de Estado da CIA” e à “guerra no Caribe”.
Nessa quinta-feira, 30, um navio destróier dos Estados Unidos deixou um porto em Trinidad e Tobago, a pouco mais de 10 quilômetros do litoral da Venezuela. A movimentação ocorre em meio à escalada da tensão regional, intensificada pela operação antidrogas de Washington no Caribe, que gerou atrito diplomático entre a Venezuela e Trinidad e Tobago.
Desde agosto, o governo de Donald Trump mantém uma operação militar no Caribe e no Pacífico que, de acordo com a AFP, já resultou na morte de pelo menos 62 pessoas em 16 ataques a embarcações, cuja legalidade tem sido questionada internacionalmente.
Fonte: CP