Unificação das Províncias marca nova etapa da Congregação das Irmãs de Notre Dame no Brasil
No dia 10 de janeiro de 2026, uma Celebração Eucarística solene, realizada na capela da primeira instituição Notre Dame no Brasil — o Colégio Notre Dame de Passo Fundo — assinalou um novo momento na história da presença das Irmãs de Notre Dame no País.
A chegada das Irmãs alemãs em 1923, a fundação da Província Santa Cruz, em Passo Fundo, em 1937, e a instituição da Província Nossa Senhora Aparecida, em Canoas, em 1962, constituem marcos que antecedem e preparam esta nova fase de governança institucional da Congregação das Irmãs de Notre Dame em terras brasileiras.
O ato celebrativo de instalação da Província Nossa Senhora de Guadalupe e de posse do novo Governo Provincial teve como celebrante principal o arcebispo da Arquidiocese de Passo Fundo, Dom Rodolfo Weber. Participaram dos ritos oficiais a Superiora Geral da Congregação, a norte-americana Irmã Mary Ann, acompanhada pelas Irmãs do Conselho Geral, por religiosas Notre Dame e por sacerdotes convidados, evidenciando a integração e o diálogo entre as instâncias locais, nacionais e internacionais da instituição.
Durante a celebração de instalação da Província Nossa Senhora de Guadalupe, foi oficializada a posse da Irmã Vania Maria Dalla Vecchia como a primeira Superiora Provincial da nova Província, cargo que exercerá por um mandato de seis anos. Em sua mensagem, destacou o compromisso com a comunhão e a fidelidade ao carisma congregacional. “Vamos caminhar na unidade, na humildade, na simplicidade e na igualdade, com o mesmo carisma e a mesma missão, para construir a história da nova Província.”
A nomeação, proclamada pela Superiora Geral, na presença das ex-superioras provinciais Irmã Dirce Slaviero e Irmã Shirle Maria da Silva, assinalou o início de um novo período de condução administrativa e formativa da Congregação das Irmãs de Notre Dame no Brasil.
A cerimônia foi marcada por gestos simples, porém carregados de profunda simbologia, que expressam a responsabilidade e o compromisso coletivo das Irmãs de Notre Dame. Entre eles, destacou-se a leitura do decreto de instalação da nova Província, realizada pela conselheira do Governo Geral da Congregação, a brasileira Irmã Maria Nonata Bezerra.
Outro momento significativo foi a entrega da vela pela coreana Irmã Marie So-Wha, símbolo da liderança confiada e do compromisso público assumido pela nova Superiora diante da comunidade congregacional. Em sinal de unidade e corresponsabilidade, cerca de 180 religiosas participaram do ato, manifestando apoio e acolhida ao novo Governo Provincial.
Província Nossa Senhora de Guadalupe – Brasil
A escolha do título Nossa Senhora de Guadalupe, padroeira da América Latina, reflete o fortalecimento da identidade latino-americana da Congregação e reafirma princípios como cuidado, bondade, firmeza, sustentabilidade e compromisso social, que orientam sua presença e atuação na contemporaneidade.
O novo Conselho Provincial é formado pelas Irmãs Rosa Maria Hoelscher, Maria Elci Favaretto, Deisi Maria Naibo e Lucileide Maria da Silva Sobral, que atuarão de forma colaborativa na condução da Província. Constituem, ainda, a administração do Governo Provincial as Irmãs Maria Helena Rovani, como ecônoma, e Maria Iris Marcolin, como secretária provincial, responsáveis por apoiar as ações de gestão e o acompanhamento institucional.
A instalação da Província Nossa Senhora de Guadalupe inaugura, portanto, um novo ciclo na trajetória institucional, caracterizado pelo entrosamento, pelo fortalecimento dos processos de governança e pela continuidade da missão consolidada pelas Irmãs de Notre Dame no Brasil, em fidelidade ao legado educacional e humano inspirado em Santa Júlia Billiart, e em diálogo permanente com os desafios do tempo presente.
Presença Notre Dame
– 18 países
– Cinco continentes
Obras Educacionais
– 16 Escolas em quatro Estados brasileiros
– Cerca de 10 mil estudantes
– Aproximadamente 2 mil funcionários
Missões Internacionais
– Moçambique
– Peru
Obras Sociais
– Duas entidades assistenciais no Brasil

Fonte: Grupo Planalto de Comunicações