fbpx

BM de Tapejara realiza palestra com alunos do SENAI

ABrigada Militar de Tapejara realizou uma palestra no Polo da UAB de Tapejara nesta quinta e sexta-feira, dias 23 e 24/09, com os alunos do ensino médio que cursam o Senai, com o tema “Intervenção Policial, Abordagem/Consequências Drogas: Riscos Causas Detenção/Penas”. A palestra foi desenvolvida pelo soldado Reinaldo e supervisionada pelo sargento Altemir.

Os temas de como se comportar; porque posso ser abordado? consequências da abordagem; como devo proceder uma abordagem? O que leva o policial abordar? São alguns questionamentos que visam tranquilizar o jovem que pode passar por este procedimento policial, já que em pouco tempo, podem estar em outras cidades estudando, trabalhando, ou até mesmo em nossa cidade e fazem parte corriqueira da rotina policial. Vários questionamentos e curiosidades da função policial foram respondidos.

No tema das drogas, causas e riscos buscou-se demostrar como as drogas estão inseridas no nosso meio, onde foi tratada da regulamentação para estas, as quais, são proibidas a menores de 18 anos conforme lei vigente nº 8.069. No Art. 3º, nos diz: “A criança e adolescente gozam de todos os direitos fundamentais inerentes à pessoa humana, sem prejuízo da proteção integral de que trata esta Lei, assegurando-se lhes, por lei ou por outros meios, todas as oportunidades e facilidades, a fim de lhes facultar o desenvolvimento físico, mental, moral, espiritual e social, em condições de liberdade e de dignidade.

Sendo assim, foi dialogado sobre as detenções/penas para os crimes previstos no (ECA) por atos infracionais, e os crimes praticados por adultos que disponibilizam as drogas regulamentadas aos adolescentes. No mesmo sentido, os que praticam penas de tráfico de entorpecentes, que não tem previsão regulamentar para o comercio. A exemplo de drogas licitas foi citado o álcool, cigarro e remédios.

Os alunos foram divididos em duas turmas: 80 alunos pela manhã e 80 à tarde, e tiveram acesso a esse conhecimento, que faz parte da Semana de Prevenção de Acidentes de Trabalho (SIPAT) promovido pelo SENAI.

A BM acredita que eventos assim atraem a confiança dos jovens, tornando-os executores da lei conforme previsão do art. 144 da constituição federal.

Fonte: Brigada Militar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

%d blogueiros gostam disto: