fbpx
GeralMundo

Cabul, no Afeganistão, recebe o primeiro voo comercial internacional desde o retorno do Talibã ao poder

Um avião da companhia paquistanesa PIA pousou nesta segunda-feira (13) no aeroporto de Cabul, o primeiro voo comercial internacional desde que os Talibã tomou o poder no Afeganistão em 15 de agosto.

O aeroporto estava praticamente inoperante desde que as tropas dos Estados Unidos concluíram sua caótica saída em 30 de agosto, após uma frenética operação de retirada que permitir a fuga de mais de 120.000 pessoas do país.

As novas autoridades afegãs tentavam desde então retornar com as operações no aeroporto, com a ajuda técnica do Catar e de outros países. “Quase não havia ninguém no avião, uma 10 pessoas (…) talvez mais membros da tripulação que passageiros”, afirmou um jornalista da AFP que estava a bordo do voo procedente de Islamabad, que pousou em Cabul às 10H30 locais (3H00 de Brasília).

A retomada dos voos comerciais é o primeiro sinal de normalização econômica do país e um teste para o Talibã que, em várias ocasiões, prometeu que permitiria a saída livre dos afegãos com a documentação em ordem.

Vários países membros da Otan admitiram que não tiveram tempo de retirar milhares de afegãos sob risco antes do prazo de 31 de agosto estabelecido por Washington para deixar o país.

Os últimos dias da presença americana foram marcados pelo atentado de 26 de agosto do braço local do grupo extremista Estado Islâmico, que matou mais de 100 pessoas no aeroporto, incluindo 13 soldados americanos.

Fonte: O Sul

%d blogueiros gostam disto:

Notice: ob_end_flush(): failed to send buffer of zlib output compression (0) in /home/tapeja36/public_html/wp-includes/functions.php on line 5373