fbpx
Geral

Certificado de Cadastro de Imóvel pode ser emitido no Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Tapejara

O Certificado de Cadastro de Imóvel Rural (CCIR) referente ao exercício de 2022 pode ser consultado e emitido está disponível para ser consultado e emitido através da internet ou diretamente no Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Tapejara.

Para a emissão do CCIR são necessários alguns documentos: caso o proprietário do imóvel já ter feito e pago o CCIR em 2021, é preciso apenas o CPF. Em caso de nunca realização do pagamento do CCIR deve-se portar consigo além de outros documentos, a escritura da residência. Após isso, o pagamento deve ser feito na rede de atendimento do Banco do Brasil.

Já pela internet, o titular do imóvel rural deverá acessar o site https://sncr.serpro.gov.br/ccir/emissao, onde fará o preenchimento de dados, sendo possível obter o CCIR em formato PDF, que pode ser imprimido.

O Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Tapejara pede que os donos de imóveis rurais façam a emissão presencialmente até o dia 15 de agosto para não conflitar com a emissão do Imposto sobre a Propriedade Rural (ITR) que será realizado em datas semelhantes.

O que é o Certificado de Cadastro de Imóvel Rural?

O Certificado de Cadastro de Imóvel Rural (CCIR) é o documento expedido pelo Incra que comprova a regularidade cadastral do imóvel rural.

O CCIR é de suma importância para realizar com legalidade em cartório a transferência, a hipoteca, o arrendamento, o remembramento, o desmembramento e a partilha de qualquer imóvel rural. Além disso, é indispensável para a concessão de crédito agrícola pois é exigido por bancos e agentes financeiros.

Nele, há informações sobre o titular, a área, a localização, a exploração e a classificação fundiária do imóvel rural.