Com vantagem gremista, Gre-Nal decide o título do Gauchão Feminino neste sábado
Mais uma vez, o campeão do Gauchão Feminino será azul ou vermelho. A final do campeonato terá o clássico Gre-Nal na tarde deste sábado, a partir das 16h, na Arena. A vantagem está com o Tricolor. Após a vitória por 2 a 0 no jogo de ida no Beira-Rio, as Gurias Gremistas jogam por um empate ou até derrota por um gol de diferença neste segundo confronto. As Gurias Coloradas para reverterem a vantagem precisam vencer por goleada. Vitória por dois gols de diferença leva aos pênaltis.
À frente do Grêmio desde janeiro deste ano liderando um time sem levar gols durante todo o Gauchão, a técnica Thaissan Passos lamenta o pouco tempo de preparação entre um jogo e outro, o que gera desgaste das jogadoras. “A gente tem pouco tempo, então já começamos a fazer a recuperação das meninas com alimentação, hidratação, justamente também por ser um campo maior do que estamos acostumadas a jogar normalmente”, ressalta a técnica que coloca às atletas a importância do momento: “Trabalhamos de uma maneira muito transparente com as meninas porque elas precisam entender a responsabilidade enquanto equipe para estar bem para fazer esses dois jogos”, diz.
Técnica gremista não vê time com a mão no título
Estar com o psicológico preparado é fundamental para um jogo decisivo. Preparar as emoções das jogadoras para qualquer situação de um clássico Gre-Nal é uma tarefa que Thaissan considera importante. “Não é porque a gente não consegue controlar um choro por um erro que não somos inteligentes suficiente para entender o que está acontecendo. Precisamos entender que nós somos peças que fazem a engrenagem girar”, destaca Thaissan.
Além disso, a vantagem de 2 a 0 sobre o Inter também não significa estar com a mão na taça do título, garante ela: “Sabemos da grandeza do clássico, vamos ter humildade, ter os pés no chão, porque não tem nada nas nossas mãos e o jogo só acaba quando a arbitragem encerra”.
A campanha positiva do Grêmio neste ano começou com o sexto lugar inédito no Campeonato Brasileiro Feminino, a primeira participação no Ladies Cup e pode terminar com chave de ouro com o título do Gauchão. Os resultados positivos vêm principalmente da reestruturação do departamento feminino tricolor, que começou no início deste ano a partir da gestão Marianita Nascimento e da contratação da própria Thaissan. “Conseguimos ter pessoas aqui, tanto a direção quanto a coordenação, que entendem que a biologia, o pensamento, a maneira de jogar é diferente. E os resultados do Grêmio estão aí, então acho que contra fatos não há argumentos”, diz a técnica.
Fonte: CP