Com votação recorde, Arthur Lira é reeleito presidente da Câmara
O presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), vai ficar mais dois anos no cargo, depois de reeleito com votação recorde nesta quarta-feira. Ele derrotou Chico Alencar (PSOL-RJ) e Marcel Van Hattem (Novo-RS). O novo mandato vai até o fim de 2024.
Com 464 votos, Lira bateu a marca de 434 votos, atingida em 2003 e em 1991 pelos então presidentes eleitos da Câmara, João Paulo Cunha (PT-SP) e Ibsen Pinheiro (PMDB-RS). Alencar teve 21 votos, e Van Hattem, 19. Ao menos 20 partidos apoiaram a candidatura de Lira, como as principais bancadas da Casa, PT e PL, que votaram em peso pela reeleição. Cinco deputados votaram em branco.
Lira já prometeu que o novo mandato na Presidência da Câmara vai ser de “muito trabalho, dedicação, franqueza, previsibilidade e diálogo”. Segundo ele, um dos focos vai ser a reforma tributária.
“A gente vai ter que abrir muito rapidamente a discussão da reforma tributária. Ela precisa transitar uns dois meses e meio pelo menos na Câmara para que deputados novos, entes públicos e empresários que gerem emprego revisitem esse tema”, disse o presidente da Câmara, em entrevista a jornalistas nessa terça-feira.
Fonte: R7