fbpx

Dessalinizadora sustentável levará água a 400 mil pessoas no Quênia

A empresa finlandesa Solar Water Solutions desenvolveu um método limpo de dessalinização que promete levar água a 400 mil pessoas da região rural do Quênia, na África, até o fim de 2023.

O equipamento, que funciona a partir de energia solar, não utiliza produtos químicos para dessalinizar a água. Além de ter custo zero para operação, todo o sistema trabalha sem gerar poluição ao meio ambiente.

Em parceria com um fundo alemão preocupado com as questões climáticas, a Solar Water Solutions enviou 200 dessalinizadoras para a costa de Kitui, no Quênia. A expectativa é que os equipamentos convertam de 4 mil a 7 mil litros de água salgada por hora.

De acordo com a empresa finlandesa, o subproduto produzido a partir da separação da água e do sal precisa ser descartado de maneira correta para que todas as etapas do processo sejam consideradas limpas e não agridam o meio ambiente.

Diferentemente da maioria dos métodos de dessalinização em grande escala, o equipamento movido a energia solar pretende entregar água potável sem causar danos aos seres humanos ou à natureza.

“Esta parceria com o fundo alemão e a região de Kitui permite revolucionar o acesso seguro a água potável e rural no Quênia”, explica a CEO da Solar Water Solutions, Antti Pohjola. “Este projeto marca o avanço na infraestrutura de águas a partir da energia solar”.

Apesar de a água cobrir cerca de 70% da Terra, apenas aproximadamente 2% desse total é potável. A maior parte dos 2% está congelada nos polos Sul e Norte.

Fonte: R7

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

%d blogueiros gostam disto: