fbpx
CuriosidadesGeral

Eclipse lunar que acontece nesta sexta-feira é o mais longo em quase 600 anos

Nesta sexta-feira (19) acontece o Eclipse Lunar mais longo dos últimos 600 anos. O evento terá 3h40m de duração, começando às 2h da madrugada e se acabando com a Lua se pondo pouco depois das 5h40.

O que é um eclipse lunar?

Resumidamente, um eclipse é quando um objeto “atrapalha” momentaneamente a luz vinda de sua estrela, no nosso caso, o Sol. No eclipse solar, a Lua bloqueia a luz do nosso Sol enquanto passa à frente da estrela a partir do nosso ponto de vista. No eclipse lunar, é a Terra que passa entre o Sol e a Lua, gerando uma sombra nela.

Durante um eclipse lunar, a Lua, o Sol e a Terra se alinham brevemente, de modo que o nosso planeta bloqueia essa luz . Uma fração de raios solares passará pela nossa atmosfera e alcançará a Lua. No processo, as ondas de luz são esticadas, por isso parecem vermelhas.

Como observar?

A má notícia é que para nós, brasileiros, perderemos a segunda metade desse período, porque a Lua estará muito abaixo no horizonte. Porém, ainda sim teremos mais de 2 horas para apreciar o fenômeno.

Em São Paulo, o eclipse começa às 3h da madrugada de sexta-feira (19), acabando pouco depois das 5h. Já em Manaus, o evento terá 3h40m de duração, começando às 2h da madrugada e acabando com a Lua se pondo pouco depois das 5h40. Quanto mais ao oeste do país você estiver, mais tempo terá de eclipse. Vale lembrar, que a observação também depende do das condições climáticas.

Como já mencionado, teremos que contar com a ajuda do clima, que talvez, prejudicará o evento em algumas cidades do país. De acordo com as previsões meteorológicas atuais, em São Paulo e São Luiz do Maranhão existem previsões de chuva, já em Salvador, pode contar com o céu nublado.

Caso o clima da sua cidade não te ajude, o The Virtual Telescope Project fará uma transmissão ao vivo do evento, basta clicar aqui no dia do eclipse e acompanhar o evento.

Fonte: NASA, Olhar Digital, Canaltech