fbpx

Eleições 2022: Partidos definem as datas das convenções no RS

Na próxima quarta-feira, dia 20 de julho, terá início o período das convenções partidárias. No RS, mesmo faltando menos de uma semana para o prazo, as indefinições para a disputa ao Palácio Piratini segue, apesar de algumas movimentações terem acontecido nos últimos dias. Oficialmente, os eventos partidários deverão ocorrer até 5 de agosto. 

O primeiro partido a realizar o seu encontro será o PL, no dia 22. O evento, que ocorrerá no Teatro Dante Barone, da Assembleia, deve confirmar o ex-ministro e deputado federal Onyx Lorenzoni na disputa ao Piratini. No sábado seguinte, estão previstos três atos. Um deles será do PSB, que apresentou Beto Albuquerque como pré-candidato ao governo. Na quarta-feira à noite, Albuquerque reuniu-se com Vieira da Cunha, pré-candidato do PDT, e o discurso posterior era de que as articulações para uma chapa avançaram.

Também no sábado, o Republicanos realiza encontro, na Câmara de Vereadores de Porto Alegre. Além das nominatas, será confirmado o nome de vice-presidente da República, Hamilton Mourão, na disputa ao Senado. O Novo, que tem como pré-candidato Ricardo Jobim, fará a convenção no mesmo dia. A sigla terá chapa pura. 

No dia 24 de julho, está agendada a convenção do PT, que até o momento tem como pré-candidato ao Piratini o deputado estadual Edegar Pretto. No mesmo dia, o PSol, que tem Pedro Ruas como pré-candidato, e o PSC, que apresentou o nome de Roberto Argenta, realizam as suas convenções.

No dia 30 de julho deverão ocorrer três encontros: do PDT, do PP e do União Brasil. O PDT tem como pré-candidato ao governo Vieira da Cunha. O PP tem chapa previamente formada, com Luis Carlos Heinze (PP) e Tanise Sabino (PTB), nos cargos de governador e vice; e Comandante Nádia (PP) na disputa ao Senado. O União Brasil anunciou essa semana que apoiará Eduardo Leite (PSDB). O indicativo é que possa indicar o vice na chapa, mas não está definido. 

No dia 31 de julho, o MDB, que anunciou que abrirá a discussão para, possivelmente, apoiar Eduardo Leite, fará a sua convenção. Atualmente, o partido apresentou a pré-candidatura do deputado estadual Gabriel Souza. No mesmo dia, o PSDB confirmará o ex-governador Eduardo Leite como o nome do partido na disputa ao Piratini. Na mesma data ocorrerá o encontro do PTB.

Já o PSD realizará o seu encontro no dia 1º de agosto. Até o momento, o partido apresentou o nome da ex-senadora Ana Amélia Lemos na disputa ao Senado.

As convenções partidárias deverão ocorrer entre os dias 20 de julho a 5 de agosto. 

  • 22 de julho: PL
  • 23 de julho: PSB e Republicanos e Novo.
  • 24 de julho: PT, PSol e PSC
  • 30 de julho: PDT, PP, União Brasil e PSTU.
  • 31 de julho: MDB, PSDB e PTB.
  • 1º de agosto: PSD

Fonte: Correio do Povo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

%d blogueiros gostam disto: