fbpx
CuriosidadesGeral

Erupção de vulcão em Tonga colore o céu de Porto Alegre

A erupção do vulcão em Tonga, ocorrida no pacífico sul na metade de janeiro, já teve seus efeitos vistos no céu de Porto Alegre. Há vários dias, a coloração vinha chamando a atenção em cidades da região Sudeste e, agora, chega aos céus do sul do Brasil.

O aspecto do céu muito avermelhado, rosa e laranja decorre de material particulado e aerossóis liberados pela erupção na atmosfera superior. A cinza fina ejetada por uma erupção vulcânica na estratosfera pode ser transportada pelos ventos para todo o mundo.

O dióxido de enxofre reage na atmosfera, formando aerossóis de sulfato. Tanto as cinzas quanto os aerossóis podem espalhar os raios de sol, dando ao céu tonalidades alaranjadas e vermelhas.

Em cidades de Santa Catarina e do Paraná, as cores foram mais visíveis ao amanhecer, já na segunda-feira. Em Porto Alegre, com o céu claro, favoreceu a aparição do fenômeno nesta terça-feira.

Fonte: Correio do Povo


Notice: ob_end_flush(): failed to send buffer of zlib output compression (0) in /home/tapeja36/public_html/wp-includes/functions.php on line 5427