Fluminense desafia Manchester City pelo sonho do título inédito no Mundial de Clubes
O mundial de clubes de 2023 será conhecido na tarde desta sexta-feira. Fluminense e Manchester City disputam a final da Copa do Mundo de Clubes a partir das 15h, em Jedá, na Arábia Saudita.
O Flu conquistou a vaga ao vencer o Al Ahly por 2 a 0 na última segunda-feira. O Manchester City chegou à final após vencer o Urawa Reds por 3 a 0, na terça.
As duas equipes chegam pela primeira vez a uma final de mundial. Ambas venceram suas competições continentais de forma inédita em 2023.
O Fluminense chega completo para a decisão. A escalação deve ser a mesma da semifinal, no entanto, não se descarta que Diniz faça alguma alteração para tentar surpreender a equipe comandada por Pep Guardiola. O Fluminense realizou treinos fechados às vésperas da partida.
Do lado do Manchester City, Guardiola terá três desfalques importantes: Haaland, De Bruyne e Doku. O time que entra em campo na final pode ter alterações em relação ao que jogou contra o Urawa Reds. Julian Álvarez e Rúben Dias têm chances de ganhar um lugar no time.
Time de “veteranos” contra o “um dos melhores da história”
O Flu faz o jogo mais importante de sua história. Em coletiva de imprensa, o técnico Fernando Diniz afirmou que este será também o jogo mais importante de sua vida. Diniz elogiou o adversário, que avaliou como sendo um dos maiores times da história do futebol.
“Para mim o próximo jogo sempre é o mais importante. Também coincide de ser o jogo, historicamente, mais singular. Decisão de título mundial. Contra um dos melhores times da história do futebol mundial e um dos maiores treinadores”, afirmou.
De outro lado, o clube carioca chega para o desafio sem tanta moral com os ingleses. Nessa quarta-feira, repercutiu uma matéria do jornal britânico “The Telegraph” que menosprezou o time do Fluminense. O texto assinado pelo jornalista Sam Wallace afirma que a escalação da equipe do técnico Fernando Diniz lembra a do Soccer Aid, torneio beneficente disputado por ex-jogadores.
“Em sua primeira final de Mundial de Clubes, o Manchester City enfrenta um adversário improvável ao título: um time brasileiro com sete veteranos do futebol”, disse o texto, referindo-se ao goleiro Fábio, de 43 anos, ao zagueiro Felipe Melo, de 40, ao lateral Marcelo, de 35. A publicação também cita Samuel Xavier, Ganso, Keno e Cano, todos com mais de 33 anos.
Brasileiros contra ingleses
As finais do Mundial de Clubes entre uma equipe brasileira e outra inglesa são as que mais se repetiram nas 20 edições da competição – desde que o mundial passou a ser organizado pela Fifa. Os times brasileiros somam quatro títulos, um a mais que os ingleses. Nas finais com duelos diretos anglo-brasileiros, o saldo é um empate em 2 a 2, que será quebrado nesta sexta.
O São Paulo derrotou o Liverpool por 1 a 0 em 2005 na primeira edição com o formato atual, que reúne os campeões de cada confederação. Em 2012, o Corinthians conquistou o título contra o Chelsea. Desde então, os clubes da poderosa Premier League sempre ergueram o troféu, com a derrota do Flamengo para o Liverpool em 2019 e do Palmeiras para o Chelsea dois anos depois.
Mundial de Clubes 2023
Fluminense
Fábio, Samuel Xavier, Nino, Felipe Melo e Marcelo; André, Martinelli e Ganso; Arias, Keno e Cano. Técnico: Fernando Diniz.
Manchester City
Éderson; Kyle Walker, John Stones, Rúben Dias, Josko Gvardiol; Rodri, Mateo Kovacic; Bernardo Silva, Phil Foden, Jack Grealish; Julian Álvarez. Técnico: Guardiola
Local: Estádio Rei Abdullah Sports City, em Jedá, Arábia Saudita.
Data e hora: Sexta-feira, 22 de dezembro de 2023, às 15h.
*Com informações de Fifa, AFP e Estadão Conteúdo
Fonte: CP