fbpx
Geral

MASSA DE AR MAIS FRIO VAI ACABAR COM A ONDA DE CALOR E GARANTIR ALÍVIO

A onda de calor no Rio Grande do Sul está nas suas últimas horas. Uma massa de ar mais frio na sequência de uma frente fria vai trazer temperatura agradável, com máximas ou perto ou abaixo da média desta época do ano, proporcionando um merecido alívio após quase duas semanas com temperatura acima da média de fevereiro. Desde o dia 1º, todos os dias no Rio Grande do Sul anotaram máximas acima de 35ºC no estado. As máximas no estado, no período, de acordo com dados do Instituto Nacional de Meteorologia, foram de 36,1ºC em Quaraí no dia 1º; 37,7ºC em Quaraí no dia 2; 39,8ºC em Quaraí no dia 3; 39,4ºC em Uruguaiana no dia 4; e 37,2ºC em Quaraí no dia 5;

A sequência de dias escaldantes no Rio Grande do Sul prosseguiu com 39,0ºC em Quaraí no dia 6; 39,2ºC em Quaraí no dia 7; 40,1ºC em Quaraí no dia 8; 37,9ºC em São Luiz Gonzaga no dia 9; 38,5ºC em Campo Bom no dia 10; e 39,5ºC em Quaraí no dia 11. Embora não tão intenso quanto no Oeste, Porto Alegre não escapou do calor. Desde o começo deste mês todos os dias tiveram temperatura máximas acima da média máxima histórica de fevereiro de 30,5ºC, conforme dados da estação convencional do bairro Jardim Botânico.

A estação meteorológica de referência climatológica, na zona Leste, anotou máximas de 32,6ºC no dia 1º; 31,8ºC no dia 2; 35,6ºC no dia 3; 34,8ºC no dia 4; 31,7ºC no dia; 32,0ºC no dia 6; 33,7ºC no dia 7; 35,0ºC no dia 8; 34,8ºC no dia 9; 36,2ºC no dia 10; e 35,2ºC no dia 11. Como comparação, em todo o mês de janeiro a estação oficial da cidade de Porto Alegre teve tão-somente dois dias com temperatura igual ou superior a 35ºC, mas apenas nos primeiros onze dias de fevereiro a estação registrou quatro dias de 35ºC ou mais na capital. Alívio do calor chega nesta terça O tempo começa a mudar já nesta segunda-feira com a aproximação da frente fria. A imagem do satélite meteorológico GOES-16 do final da manhã de hoje mostrava a frente fria com muita nebulosidade e chuva no Centro da Argentina e no Uruguai.

O avanço da frente traz maior probabilidade de chuva e em maior número de locais em áreas do Oeste e do Sul do estado até o fim do dia, notadamente mais próximas da fronteira com o Uruguai. Nas demais regiões do estado, a chuva é mais localizada e ocorre por convecção devido ao calor ainda intenso. Amanhã, por sua vez, a frente fria avança pelo Rio Grande do Sul e traz chuva mais generalizada no território gaúcho e que será localmente forte a intensa com risco de alguns temporais. Será o dia com mais chuva no estado em várias semanas, apesar de que não se projeta chuva com elevados volumes em todos os municípios. Além da chuva, não se pode descartar tempo severo isolado com risco de rajadas de vento.

A diferença de temperatura amanhã em relação a hoje será notável com a chegada da frente fria. Basta comparar como está a temperatura em Porto Alegre, ainda sob o ar muito quente, e em Buenos Aires, já sob efeito da frente fria. Ao meio-dia desta segunda, a temperatura no Aeroporto Internacional de Ezeiza, na Grande Buenos Aires, era de 20ºC. No mesmo horário, o Aeroporto Salgado Filho, em Porto Alegre, anotava 35ºC.

Amanhã, com a atuação da frente fria trazendo muita nebulosidade, chuva e queda de temperatura, as marcas nos termômetros em muitas cidades gaúchas vão estar até 10ºC ou mais abaixo do que se registrará na tarde de hoje, encerrando o longo período de temperatura alta.

A tarde da terça-feira terá temperatura abaixo dos 25ºC em muitas cidades gaúchas que têm anotado repetidamente máximas perto ou acima de 35ºC desde o começo deste mês. O refresco será menor nesta terça em municípios do Noroeste e do Norte gaúcho, mas ainda assim com marcas inferiores ao que vem se observando.

A previsão dia a dia para Porto Alegre ilustra o tamanho do alívio que está a caminho. A temperatura na tarde desta segunda na capital deve ficar ao redor de 36ºC, mas com sensação de até 40ºC pela umidade. A tarde da terça na cidade deve ter temperatura em torno de 25ºC a 26ºC. Na quarta, a máxima estará ao redor de 28ºC. E na quinta, ao redor de 30ºC. Ar mais frio trará noites muito confortáveis A madrugada de hoje voltou a ser muito quente e abafada no Rio Grande do Sul. Houve cidades que amanheceram com temperatura perto dos 30ºC depois de ter passado a madrugada inteira com marcas de 27ºC a 28ºC. Os próximos dias, porém, reservam noites com conforto térmico. Frente fria ou massa de ar mais frio em fevereiro não devem ser interpretados como frio de inverno, mas uma atenuação do calor. Em algumas ocasiões, quando a incursão de ar frio é mais forte, pode até ter temperatura baixa de outono em pleno fevereiro em várias cidades. Não será o caso desta vez. Mesmo assim, a quarta-feira pode amanhecer na fronteira com o Uruguai com marcas de 12ºC a 13ºC em alguns municípios, o que é baixo para fevereiro e bastante ameno.

Fonte: MetSul


Notice: ob_end_flush(): failed to send buffer of zlib output compression (0) in /home/tapeja36/public_html/wp-includes/functions.php on line 5427