Michelle Bolsonaro já está de volta ao Brasil; ex-presidente segue nos Estados Unidos
A ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro desembarcou em Brasília na noite de quinta-feira (26), após passar quase um mês em Orlando, nos Estados Unidos. Ela voltou ao Brasil sem o marido, o ex-presidente Jair Bolsonaro, que segue nos EUA.
Michelle passou pelo desembarque do aeroporto da capital federal usando máscara, boné e agasalho. Segundo informações divulgadas pela CNN, ela avisou um seleto grupo de amigos que iria voltar ao Brasil. Uma pessoa de sua confiança afirmou que “Michelle está bem” e evitou falar mais detalhes sobre as razões que fizeram a ex-primeira-dama voltar ao País antes do marido.
Também é esperado o retorno de Bolsonaro ao País até o fim deste mês. No dia 9, o ex-presidente foi internado em um hospital nos EUA após sentir dores abdominais, tendo recebido alta no dia seguinte. O ex-mandatário retornará ao Brasil porque prefere continuar o tratamento com o mesmo médico que o acompanha desde a facada que tomou durante as eleições de 2018. A possibilidade de uma nova cirurgia não é descartada.
Visto oficial
O visto de chefe de Estado com o qual o ex-presidente entrou nos Estados Unidos expira na segunda-feira (30). Ele está na Flórida desde o dia 30 de dezembro e entrou no país antes do fim do seu mandato.
Até o momento, não há confirmação oficial sobre qual visto foi utilizado por Bolsonaro para entrar nos EUA. No entanto, há especulação que ele tenha entrado no país com visto diplomático por ter viajado de Brasília a Orlando em um avião oficial da Força Aérea Brasileira na condição de presidente.
Diante disso, o governo americano estipula que portadores de visto oficial que não estejam mais no cargo ou missão que os levou aos Estados Unidos precisam comunicar a alteração do status em até 30 dias. No caso do ex-presidente, a contagem regressiva teve início no dia 1º de janeiro, quando Luiz Inácio Lula da Silva tomou posse. Sendo assim, o prazo termina no fim deste mês.
Pessoas próximas ao ex-chefe do Executivo apontam que ele possui visto de turista. A ex-primeira dama esteve, em dezembro, na embaixada dos EUA em Brasília, onde o visto para turismo é concedido. Se, porventura, Bolsonaro desejar permanecer em solo americano, ele pode solicitar ao governo dos EUA uma “troca” de status. Caso o pedido seja feito, Bolsonaro poderia aguardar a resposta no país de maneira regular.
Fonte: O Sul