fbpx
GeralSaúde

Ministério da Saúde antecipa mais 1,8 milhão de doses infantis da Pfizer para janeiro

O Ministério da Saúde anunciou, nesta quinta-feira, a antecipação de mais 1,8 milhão de doses pediátricas da vacina da Pfizer ainda para janeiro. A previsão é que a nova remessa chegue na próxima segunda-feira e leve até 48 horas para ser distribuída aos estados e ao Distrito Federal. Com o montante, o Brasil encerrará o mês recebendo 6,1 milhões de unidades do imunizante. 

A previsão anterior da pasta era encerrar janeiro com 4,3 milhões de doses da Pfizer. O país também começou a repassar doses da Coronavac destinadas ao público infantil. Nesta semana, os estados e o DF receberam 734 mil unidades produzidas pelo Instituto Butantan.

O secretário-executivo da pasta, Rodrigo Cruz, anunciou a antecipação de mais doses e detalhou o cronograma de entrega para fevereiro. “A estimativa é a chegada de 5,4 milhões de imunizantes da Pfizer, distribuídas em três voos com aproximadamente 1,8 milhão de doses cada”, escreveu, pelas redes sociais. A previsão é de que as doses cheguem nos dias 10, 17 e 24 de fevereiro, por avião. 

Cruz também usou as redes sociais para comemorar que o filho mais velho, de 5 anos, recebeu a vacina contra a Covid-19. Benício foi imunizado pelo próprio ministro da Saúde, Marcelo Queiroga. 

Pela idade, o filho do secretário foi imunizado com a dose da Pfizer, autorizada para o público a partir de 5 anos. Assim como as crianças até 11 anos, Benício recebeu um terço da dosagem destinada para pessoas com 12 anos ou mais e irá tomar a segunda dose após oito semanas da primeira aplicação. 

No caso das crianças imunizadas com a Coronavac, o intervalo indicado é de 28 dias. A dose é a mesma da utilizada em adultos, por isso os estados que já tinham em estoque a vacina do Butantan estão autorizados a usá-la no público infantil. Diferente da Pfizer, a autorização da Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) permite aplicação a partir dos 6 anos.

Fonte: Correio do Povo


Notice: ob_end_flush(): failed to send buffer of zlib output compression (0) in /home/tapeja36/public_html/wp-includes/functions.php on line 5427