fbpx

Munícipio de Tapejara cria Manual de Arborização Urbana

Nesta semana, em comemoração ao Dia da Árvore, o Governo de Tapejara, por meio da Secretaria de Agricultura e do Departamento de Meio Ambiente (Dema), lançou um manual voltado ao manejo adequado da arborização urbana no município.

O material, que está disponível de forma digital, nas redes sociais e site institucional da Prefeitura, foi elaborado pelo Dema e traz regramentos e informações sobre os procedimentos necessários para o correto manejo da árvores localizadas na área urbana de Tapejara.
De acordo com a bióloga do município, Maria Helena Faedo da Rosa, os procedimentos descritos no manual importante serem atendidos para que não ocorram problemas em decorrência da poda ou corte irregular de arvores “Este manual auxilia as pessoas no processo de poda e até mesmo de plantio adequado de árvores, afinal, existem métodos que precisam ser seguidos, principalmente com relação aas arvores nativas, que são aquelas árvores que são originarias aqui do nosso estado e do nosso clima, por isso, é muito importante que as pessoas acessem este material para conferir mais detalhes sobre este tema”, destacou Maria Helena ao enfatizar que o Departamento de Meio Ambiente também está à disposição da comunidade para qualquer esclarecimento sobre o manejo correto de árvores.

Benefícios da arborização

Dentre as informações descritas no manual de arborização, um delas, em especial se destaca por conta dos benefícios com a arborização urbana trás para a comunidade. De acordo com a bióloga do Dema, Cristiane Tiepo, além do embelezamento, as árvores são responsáveis por proporcionar bem-estar psicológico muito grande, o que, de fato também ajuda na qualidade de vida das pessoas. “Além disso, as árvores contribuem para a redução do risco de enchentes, afinal, elas absorvem a água que também vai se infiltrando na terra”, comentou Cristiane.

Solicitação de poda

As podas de árvores em passeios ou locais públicos precisam ter autorização do Departamento do Meio Ambiente, já que demandam cuidados específicos de poda ou até mesmo de transplante, em caso de mudança de local da árvore. Para isso, é necessário entrar em contato com o Dema pelo telefone (54) 3344-1465 ou de forma presencial, na Prefeitura de Tapejara.

Fonte: Prefeitura de Tapejara

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

%d blogueiros gostam disto: