fbpx

Porto Alegre ganhará estátua de Teixeirinha na orla do Guaíba

Teixeirinha ganhará uma estátua nas margens do Guaíba, em Porto Alegre. O prefeito em exercício Marcio Bins Ely sancionou na quarta-feira (6) o projeto de lei que destina um espaço na Avenida Padre Cacique, em frente à Fundação Iberê Camargo, para a instalação. 

O projeto foi do próprio Bins Ely à Câmara Municipal. A construção foi viabilizada pela aprovação de uma emenda de R$ 120 mil proposta pelo deputado federal Pompeo de Mattos  (PDT-RS). Segundo o prefeito em exercício, a homenagem se dá devido ao legado deixado pelo músico.

Thank you for watching

— Tal ação servirá para que as atuais e as futuras gerações conheçam e mantenham viva a história de um gaúcho que levou o nome e a cultura de Porto Alegre e do Rio Grande do Sul para os mais variados lugares do Brasil e do mundo — destacou, em evento no Salão Nobre do Paço Municipal.

A cerimônia também contou com uma apresentação de Querência Amada por Victor Mateus Teixeira Neto. Além do neto do músico, participaram as filhas de Teixeirinha, Márcia e Elizabete.

— Esta é uma vontade que partiu dos fãs. Sempre ouvimos o pai dizer que os fãs também eram filhos e agradecemos, porque é uma homenagem muito linda. Fazem 36 anos da morte dele e ele ainda é o Teixeirinha desses fãs — disse Márcia.

Teixeirinha tem outras estátuas pelo Estado. Em Porto Alegre, há uma obra no túmulo do cantor, no Cemitério da Santa Casa. Há também monumentos em Passo Fundo e Rolante, sua cidade natal.

Conhecido como o Gaúcho Coração do Rio Grande, Teixeirinha faleceu em 1985, aos 58 anos. Ao longo da carreira, ele gravou 758 canções, incluindo inéditas e regravações. No cinema, Teixeirinha se destacou como roteirista, ator e diretor de filmes como Coração de Luto, em 1964, e Motorista sem Limites, de 1969.

fonte: GZH

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

%d blogueiros gostam disto: