fbpx
GeralReceitas

Receita: Desintoxicação pós festas de fim de ano

As festas de fim de ano vieram recheadas de excesso, não é? Aproveitamos esses momentos tão alegres para comer mais, ingerir álcool, ficar acordado até mais tarde e muitas outras atividades que nos fazem sair da rotina. 

Tudo isso é ótimo e esperamos que você tenha aproveitado cada momento. No entanto, todos esses excessos deixam o corpo intoxicado, de certa forma.

O álcool, os alimentos mais pesados, a falta de exercício físico e o sono desregulado podem te deixar com maior lentidão, inchaço e dores de cabeça nos primeiros dias do ano.

Para reverter isso, nós te convidamos para um momento de desintoxicação. Continue lendo para saber como!

O que é a desintoxicação?

A desintoxicação, ou o famoso “detox” consiste na eliminação gradual das toxinas ingeridas de forma excessiva. Muitas pessoas fazem isso através da dieta, ingestão de sucos conhecidos como desintoxicantes, exercícios físicos e procedimentos, como drenagem e outros.

São esforços feitos para voltar a ter equilíbrio e para aliviar o corpo que ficou sobrecarregado. Não pode ser algo radical; precisa ser gradual e saudável para que alcance o efeito correto.

1. Arrume o seu cardápio

Alimentos Detox

Nesta fase de desintoxicação, consuma mais vegetais da classe das oleaginosas, como castanhas, nozes e avelãs, que são fontes de vitamina E, ômega-3, cálcio, magnésio, zinco, selênio, cobre e manganês. 

Adicione também os vegetais da classe das brássicas, como o agrião, brócolis, couve-chinesa, couve de folha, couve-flor, mostarda, nabo, rabanete, repolho e rúcula, pois todos esses desempenham no corpo uma ação anti-inflamatória e antioxidante (inibe a oxidação causada pela emissão de radicais livres).

Passe a ingerir frutas que possuem bastante água, como melancia, abacaxi e laranja, pois elas melhoram a produção de urina, ajudam a eliminar as toxinas mais rapidamente e melhoram o funcionamento dos rins.

2. Evite bebidas alcoólicas nesse período

Exagerou na bebida no fim de ano? Então a dica para você é se desvincular do álcool nesse momento. O etanol presente nas bebidas atrapalha a produção do hormônio antidiurético, ou seja, tem poder de aumentar a diurese. 

Esse até poderia ser um sinal bom, afinal, como as frutas aquosas recomendadas acima, o etanol ajudaria os rins a trabalhar. O problema é que esta ingestão faz com que toda água seja eliminada do corpo, restando apenas o álcool que desidrata o organismo e atrapalha a purificação. Por isso, se atente à dica a seguir.

3. Beba muita água

Essa recomendação deve ser seguida à risca. Além de hidratar, a água estimula a circulação do sangue, o que ajuda a purificar o organismo, fazendo os rins trabalharem e ajudando na filtragem do que foi ingerido.

A água também contribui para a formação do bolo alimentar, o que melhora o funcionamento do intestino e regula a flora novamente.

4. Evite doces e comidas muito salgadas 

Antes de o açúcar cair na corrente sanguínea, ele passa pelo pâncreas, uma glândula que secreta insulina para fazer a quebra de glicose e controlar a quantidade de açúcar que chegará ao sangue. Quando ingerimos alimentos muito ricos em açúcar, a insulina encontra muita dificuldade em realizar o seu trabalho de forma correta, permitindo que uma quantidade muito grande de glicose chegue à corrente sanguínea. 

Altas taxas de açúcar são nocivas, já que estão ligadas ao diabetes e outras doenças. Por outro lado, o sal é riquíssimo em cloreto de sódio, que acaba atraindo moléculas de água e aumentando a retenção de líquido e desidratação corporal.

5. Dê preferência aos alimentos orgânicos 

Alimentos para desintoxicar

Os alimentos orgânicos acabam sendo mais caros, mas se puder, faça essa escolha. Eles são livres de agrotóxicos e, nesse momento de desintoxicação, o que menos queremos é algo que seja tóxico novamente.

6. Retome os exercícios físicos

Por fim, nossa dica é: comece a retomar caminhadas leves e exercícios físicos gradualmente. Eles ajudam ainda mais na fase de desintoxicação por acelerar o metabolismo, aumentar a frequência cardíaca e a diminuir as calorias excessivas que foram ingeridas nos dias anteriores.