fbpx
GeralRio Grande do Sul

Represamento causado pelo vento coloca Guaíba em cota de Alerta

O nível do Guaíba alcançou a cota de alerta de 2,50 metros na régua do Cais Central da Mauá, em Porto Alegre, no final da sexta-feira, 20. O vento forte, contrário ao sentido de escoamento para a Lagoa dos Patos acelerou a elevação do curso d’água nas últimas horas do dia, conforme a MetSul Meteorologia.

A vazão reduzida pelo vento, somada com maior fluxo vindo dos rios Jacuí e Taquari ingressando na região de Porto Alegre, além de uma baixa pressão na costa foi determinante para que a elevação do Guaíba se acentuasse nas últimas horas.

A projeção é que a vazão dos rios Taquari e Jacuí deve aumentar no delta do Jacuí e no Guaíba neste fim de semana. O mesmo deve ocorrer com a água vinda do rio Caí.

A MetSul detalha que na segunda-feira e na terça, 23 e 24, a vazão do rio Jacuí ainda será significativa no Guaíba com chegada ainda de vazão dos rios Caí, Gravataí e Sinos. Ainda se espera o agravante do vento Sul e Oeste que pode soprar muito forte no Norte da Lagoa dos Patos com rajadas de 60 km/h a 80 km/h pelo ingresso de uma massa de ar polar, o que vai represar o escoamento das águas.

A presença de vento forte a muito forte do quadrante Sul pode ocasionar, com base em eventos anteriores, elevação de 30 a 50 centímetros em poucas horas. Assim o cenário, de acordo com a previsão, é de atenção para o começo da semana ante o risco de o Guaíba se aproximar ou atingir a cota de transbordamento no Cais Central de 3 metros.

Fonte: CP