fbpx
GeralSaúde

Sistema 3As: RS volta a emitir Alerta após quatro meses

Após quatro meses, o Rio Grande do Sul, voltou a emitir, nesta quarta-feira, um Alerta no Sistema 3As de Monitoramento da pandemia. Em reunião comandada pelo vice-governador Ranolfo Vieira Junior, a região Covid de Pelotas recebeu o indicador.

Conforme o Piratini, a área recebeu o alerta em virtude do aumento de 25,7% no total de pacientes de Covid-19 internados em UTI, uma variação de nove pacientes, na comparação com a semana anterior, além da alta de 5,1% no número de internações em leitos clínicos, também na comparação com a semana passada.

Além disso, a região recebeu o indicador que representa maior atenção e exige resposta ao quadro regional da pandemia num prazo de 48 horas, devido à baixa procura pela dose de reforço da vacina contra o coronavírus entre os idosos com 70 anos ou mais. Conforme o Piratini, a área está em último lugar no ranking entre as regiões, com 25,7% de vacinados com a dose de reforço, frente à média estadual de 45,1%.

Pelotas e as cidades do entorno já haviam recebido dois avisos em duas semanas consecutivas na última quinzena de outubro. Em nota, a Azonasul disse que a estratégia para reverter o alerta é fazer um rastreamento dos pacientes agravados, buscando idade, doses de vacina recebidas e se possuem comorbidades, por exemplo. Vigilâncias Sanitárias dos 22 municípios devem ser acionadas para isolar, efetivamente, os positivados com o coronavírus. Na manhã de sábado, uma reunião entre integrantes do Comitê Técnico Regional de Enfrentamento a Covid-19 e prefeitos da região vai tratar sobre o assunto.

Se o Gabinete de Crise considerar inadequada a resposta, o governo pode estipular ações adicionais a serem seguidas na região.

Fonte: Rádio Guaíba

%d blogueiros gostam disto:

Notice: ob_end_flush(): failed to send buffer of zlib output compression (0) in /home/tapeja36/public_html/wp-includes/functions.php on line 5420