fbpx

RS debate início da vacinação de adolescentes na quarta

A Secretaria de Saúde de Porto Alegre aguarda a orientação do governo gaúcho para imunizar cerca de 104 mil adolescentes de 12 a 17 anos, sem comorbidades, contra a Covid-19. O secretário de Saúde, Mauro Sparta, tem expectativa de que o calendário seja definido em reunião da Comissão Intergestores Bipartite (CIB), que ocorre nesta quarta-feira. O assunto foi pautado para reunião pelo Conselho das Secretarias Municipais de Saúde do Rio Grande do Sul.

“Vamos começar a vacinar assim que for liberado”, pontuou o secretário nesta segunda-feira. De acordo com os dados municipais, aproximadamente 4 mil adolescentes já foram vacinados na Capital por integrarem outros grupos prioritários, como o de comorbidades.

O que se sabe até o momento é que a vacinação deste grupo deve ocorrer em setembro, quando a previsão é que toda a população gaúcha adulta tenha ao menos uma dose contra a Covid-19. Nesta segunda-feira, esse percentual é de 87.6%.

Para os adolescentes o imunizante ofertado será o da Pfizer, o único com autorização da Anvisa para ser aplicado em menores de idade no país. O RS recebeu mais 66 mil vacinas da Pfizer no início desta segunda. O destino do lote será definido entre os municípios pela Secretaria Estadual da Saúde. 

Adolescentes com comorbidades começaram a ser vacinados em julho

A Secretaria Municipal de Saúde de Porto Alegre iniciou a aplicação da vacina contra Covid-19 em adolescentes com comorbidades a partir de 15 anos no dia 22 de julho. Em seguida, com o recebimento de mais doses, este calendário foi estendido para os de 12 anos. 

As comorbidades contempladas na vacinação são obesidade grave, pneumopatias crônicas graves, imunodeprimidos, hemoglobinopatia grave, doença cardiovascular, doença neurológica crônica e diabete Mellitus.

Fonte: CP

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

%d blogueiros gostam disto: