fbpx
Geral

RS terá segunda-feira de calor com pancadas isoladas de chuva

O sol aparece nesta segunda-feira em todo o Rio Grande do Sul, mas acompanhado de nuvens em todas as regiões. Repete-se o ciclo dos últimos dias com sol predominando no Estado de manhã e pancadas isoladas de chuva da tarde para a noite, típicas de verão, geradas pelo aquecimento diurno.
Há chance maior de chuva isolada nas Metades Oeste e Norte. O dia começa com temperatura agradável, entretanto vai aquecer rapidamente. Calor será mais intenso no Oeste e no Noroeste com máximas de até 34ºC na região de Santa Rosa.

As mínimas rondam os 12ºC em São José dos Ausentes e em Vacaria. As máximas, por sua vez, podem chegar a 31ºC em Santana do Livramento e 34ºC em Santa Rosa. Em Porto Alegre, os termômetros variam entre 18ºC e 31ºC.

Os últimos dias de outubro trouxeram o calor que esteve ausente no Sul do país na maior parte do mês e que teve várias jornadas amenas ou frias na primeira quinzena. O padrão atmosférico projetado pela MetSul Meteorologia para novembro reflete mais a tendência do que se viu no final que no começo de outubro.

O cenário vai ser típico de verão no Brasil e com os efeitos de fenômeno La Niña se fazendo sentir no regime de precipitação. A tendência é chuva abaixo da média. As exceções podem ser áreas mais ao Leste de Santa Catarina e do Paraná. O aporte de umidade do mar em direção ao continente com ar frio no oceano deve favorecer chuva frequente e em alguns momentos forte nestas regiões.

Ao contrário, em áreas mais a Oeste de Santa Catarina e na maior parte do Rio Grande do Sul, a tendência é precipitação abaixo dos padrões históricos. Assim, regiões do estado gaúcho que já se ressentem de chuva escassa, como o Extremo Sul e o Oeste, vão ter desta forma seu déficit de precipitação aumentado

Fonte: Correio do Povo

%d blogueiros gostam disto:

Notice: ob_end_flush(): failed to send buffer of zlib output compression (0) in /home/tapeja36/public_html/wp-includes/functions.php on line 5420