Sessão legislativa de Água Santa realiza Tribuna Popular
Após sessão ordinária, a Câmara de Vereadores recebeu no plenário, integrantes do HSA de Tapejara, para esclarecimentos sobre atendimentos do setor de Urgência e Emergência da instituição.
Presidente do Hospital, Josué Girardi iniciou a explanação trazendo dados sobre o HSA, apresentando números relacionados ao município de Água Santa; atendimentos, consultas cirurgias e recursos destinados através do convênio municipal. A Enfermeira coordenadora da UE Karoline Zadorazny explicou sobre o funcionamento do setor, enquanto a Dra. Andressa Bortolini Broch, médica responsável detalhou sobre os procedimentos das classificações no período de atendimentos pela hierarquia de cores.
Diretor Administrativo Ildo Costela apresentou dados relacionados a investimentos e implementações que estão em tratativas e futuras, para melhorar a eficiência no atendimento à saúde. Como exemplo, um novo sistema interno integrado e possivelmente com unidades de saúde da região. HSA atende aproximadamente 150 mil pessoas na microrregião com 19 municípios, sendo referência em infraestrutura no Estado.
Prefeito comentou sobre o vínculo do município com a instituição, parceria e prestação de serviços de longa data. Eduardo tem formação na área da saúde e já tendo contato direto com serviços do HSA em carreira profissional e colaborador defendeu, em suas palavras, a importância de um trabalho efetivo e de qualidade para a população. A Secretária da Saúde, Adriana Voigt, questionou sobre a nova adequação que deverá ser implementada em breve nos hospitais do Estado e como será o novo funcionamento de atendimento em consultas eletivas.
Dúvidas foram apresentadas pela população, críticas e sugestões do poder público e relatos sobre a prestação de serviço. A cada questionamento, a comitiva do HSA esclarecia, em forma de debate, para assim, fomentar o melhor das informações à população. A população tem o direito à informação e o dever de contribuir, por isso, é disponibilizado canais de acesso, as ouvidorias, para que as pessoas formalizem suas sugestões, críticas e elogios. Site, e-mail, departamento e contato telefônico da Ouvidoria podem ser usados, 3344-3705.