fbpx
GeralSaúde

Vacina em spray contra covid-19 pode estar disponível em 2023

Pesquisadores da Universidade de São Paulo (USP) apresentaram, em outubro, a proposta da vacina contra covid-19 em spray à Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e aguardam, agora, a autorização para o início de estudos em humanos. Caso tudo ocorra como planejado, o imunizante poderá estar disponível para uso em 2023.

Segundo o professor e coordenador da pesquisa de desenvolvimento da vacina, Jorge Kalil Filho, a administração nasal do imunizante foi para a aplicação ser realizada na mesma região onde ocorre a entrada do vírus no corpo humano. O intuito é estimular essas células do sistema imunológico localizadas na mucosa nasal, de forma a criar um maior número de anticorpos. 

“Nós estudamos em detalhes a resposta imune de 220 convalescentes que haviam tido a doença, que se recuperaram, e aí nós pensamos em um peptídeo, estudando bem o vírus, que contemplasse uma resposta muito forte de anticorpo que neutralize o vírus, mas também desse uma boa resposta celular”, disse Kalil. Para ele, a versão em spray da vacina seria uma forma mais eficaz na criação de defesa contra a doença, como para o impedimento da infecção. 

De acordo com os pesquisadores, o imunizante apresentou grande resposta imunológica nos testes iniciais. Agora, os cientistas pretendem entender qual é a forma mais eficiente do funcionamento da vacina nos voluntários. O estudo irá testar questões relacionadas ao número de doses, quantidade de imunizante e a reação da substância em diferentes organismos. 

fonte: SBT News

%d blogueiros gostam disto:

Notice: ob_end_flush(): failed to send buffer of zlib output compression (0) in /home/tapeja36/public_html/wp-includes/functions.php on line 5420