Vereadora aponta ilegalidades no funcionamento do “Chamar 192” em Caseiros
Durante manifestação na Sessão da Câmara de Vereadores de Caseiros da última segunda-feira, 09 de setembro, a vereadora Dorvalina Azevedo de Quadros (PP) realizou apontamentos sobre possíveis ilegalidades na implantação do serviço “Chamar 192 – Samu” no município. De acordo com ela, funcionários da Secretaria de Saúde estão trabalhando em desacordo com as definições do Conselho Regional de Enfermagem do Rio Grande do Sul (Coren-RS).
“Segundo o Coren, que é o nosso conselho de classe, está ilegal. O funcionário que trabalha 12 horas tem direito a 36 horas de folga, ou 24h para 72h, como funciona com o Samu em Lagoa Vermelha e outros lugares. Em Caseiros não está acontecendo isso. O mesmo funcionário que está com o 192, no outro dia está lá, batendo seu ponto, trabalhando o dia inteiro ou então fazendo plantão até às 22h”, relatou a parlamentar.
Dorvalina, que também é técnica de enfermagem, defende a contratação de mais uma equipe de saúde para atendimento em Caseiros. Outros apontamentos feitos por ela dizem respeito à demora no atendimento, e ao fato de o município estar oferecendo um número alternativo ao 192. Também o vereador Alaor Alves Ferreira (PP) se manifestou sobre o tema.
Fonte: Rádio Cacique