fbpx

Afegã grávida dá à luz dentro de avião militar dos Estados Unidos

Uma mulher afegã deu à luz em um avião militar dos Estados Unidos durante a evacuação que ocorre em Cabul, no Afeganistão, neste sábado (21). No Twitter, o Departamento de Defesa dos EUA afirmou que a equipe médica deu todo o apoio à mãe e à família para a realização do parto.

O nascimento ocorreu num voo de uma base no Oriente Médio que partiu em direção à Alemanha. No trabalho de parto, a mulher apresentou complicações e, por isso, o piloto desceu para uma altitude menor para aumentar a pressão do ar na aeronave. A manobra deu certo e ajudou a estabilizar o estado de saúde da mãe.

“A menina e a mãe foram transportadas para um centro médico próximo e estão em boas condições”, disse o Comando de Mobilidade Aéreo dos EUA em pronunciamento nas redes sociais.

Dezenas de milhares de pessoas tentam fugir do Afeganistão desde que o Talibã assumiu o poder no país, após uma ofensiva militar relâmpago que permitiu a tomada da capital em 10 dias, depois de duas décadas de guerra.

Os afegãos, que recordam o regime Talibã precedente, que governo o país entre 1996 e 2001, marcado por violações dos direitos humanos, não confiam nas promessas de moderação apresentadas nos últimos dias pelo grupo.

O aeroporto de Cabul tem visto cenas de desespero desde que o grupo radical assumiu o controle da capital em 15 de agosto. Muitos afegãos esperam em pleno sol por horas, e até dias, por sua eventual retirada.

Fonte: O Sul

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

%d blogueiros gostam disto: