fbpx

AVIÃO SOLAR PERCORREU 43 MIL KM SEM GASTAR UMA GOTA DE COMBUSTÍVEL

Com 4 motores elétricos e da largura de um Boeing 747, o Impulse 2 é o primeiro avião solar a dar a volta ao mundo.

Uma dessas tecnologias gerou o avião chamado de Solar Impulse 2, capaz de percorrer cerca de 43 mil quilômetros sem utilizar uma única gota de combustível, além de trazer o recorde de 97% de eficiência em seus 4 motores elétricos.

O Solar Impulse é um projeto de avião solar proposto pela EPFL (Escola Politécnica Federal de Lausana) na Suíça. Sendo promovida por Bertrand Piccard, que tem como objetivo a produção de aviões capazes de cruzar o mundo utilizando apenas energia solar.

Como funciona o avião solar Impulse 2?

O Solar Impulse 2 tem o mesmo tamanho (largura) do famoso avião Boeing 747, pesando cerca de 1 tonelada e meia. A aeronave voa através da energia solar capturada através de mais de 17 mil células fotovoltaicas.

O Solar Impulse 2 pode ser considerado um grande laboratório voador, cheio de tecnologias de alto nível que permitem à nave produzir grande quantidade energia fotovoltaica, armazenar toda essa energia, além de garantir a sua utilização da forma mais eficiente possível.  

Tendo uma eficiência em seus motores elétricos de dar inveja (cerca de 97%), o Solar Impulse 2 possui apenas 27% em seus motores térmicos, isto é, os motores da aeronave perdem apenas 3% de toda sua energia. Já os motores movidos a propulsão através da combustão, chegam a perder até 73% de energia. 

Fonte: Ekko Green

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

%d blogueiros gostam disto: