Moranga caramelada – Receita clássica e deliciosa
Aqui no Rio Grande do Sul, assim como em outros estados, temos vários pratos que são fortes símbolos da nossa culinária e um deles é a tradicional moranga caramelada.
A moranga caramelada é um prato comumente servido para acompanhar carnes assadas e também é servida como sobremesa. O contraste da doçura dessa moranga com o sabor marcante das carnes resulta em uma deliciosa experiência.
Temos muitos tipos de abóboras no RS, falando nisso, aqui no Brasil temos mais de 400 variedades de abóboras e não conhecemos muitas delas. A abóbora mais famosa por aqui é a moranga cabotiá (kabocha) que também é conhecida como abóbora japonesa.
De casca verde escura e resistente, a moranga cabotiá tem sabor delicado e levemente adocicado, na minha opinião essa é a melhor das abóboras.
Adoro usá-la para os mais variados preparos, ela é perfeita para purês, cremes, sopas, risotos e simplesmente assada com sálvia.
Moranga caramelada
Ingredientes:
- ½ moranga
- 1 xícara de açúcar
- 1 e ½ xícara de água
- Canela
- Cravo
Modo de fazer:
- Comece higienizando a moranga, esfregue a casca para que as rugosidades fiquem completamente limpas.
- Corte a moranga ao meio, retire as sementes e corte em pedaços de aproximadamente 6 cm e reserve.
- Em uma panela de fundo largo coloque o açúcar e ½ xícara de água, misture os ingredientes e ligue o fogo. Deixe a panela em fogo médio, evite mexer muito para não açucarar.
- Quando começar a calda começar a ficar com tom de caramelo, levemente marrom, você pode colocar os pedaços de abóbora com a casca virada para cima.
- Em seguida despeje o restante da água. Tome cuidado, pois essa etapa vai gerar muito vapor, mas é assim mesmo. Coloque o cravo e a canela, tampe a panela e deixe a moranga cozinhar lentamente em fogo médio.
- Deve levar aproximadamente 30 minutos, se necessário acrescente um pouco mais de água.
- Cozinhe até que a abóbora esteja macia.
Fonte: Mel E Pimenta