fbpx
CuriosidadesGeral

Nasa afirma que temos de estar preparados para descobrir vida fora da Terra

Cientistas da Nasa afirmaram em artigo publicado na revista científica Nature que, apesar de não se ter qualquer evidência concreta de vida fora da Terra, devemos estar preparados para caso isso aconteça. No comentário científico, liderado pelo cientista-chefe da agência espacial norte-americana, James Green, os pesquisadores explicam por que precisamos estabelecer uma estrutura para relatar evidências de vida extraterrestre. 

“Nossa geração poderia ser realisticamente aquela que descobriria evidências de vida fora da Terra. Com esse potencial privilegiado, vem a responsabilidade”, diz o artigo logo de início. 

Os pesquisadores afirmaram que é improvável que a descoberta de vida alienígena pela humanidade seja um evento do tipo sim ou não. É mais provável que a detecção de vida extraterrestre seja um processo prolongado e evolutivo de investigação e descoberta científica. 

De acordo com o artigo, a complexidade deste tipo de avaliação qualitativa em várias camadas é tão grande que precisamos de uma escala progressiva para medir e mapear novas descobertas. 

A Nasa diz que poderíamos usar algo como uma escala de “detecção de confiança de vida”, com os níveis mais baixos da escala focalizando a identificação inicial de bioassinaturas potenciais, com níveis mais altos reservados para medidas mais específicas e certas do assunto. 

“Se, em vez disso, reformularmos a busca pela vida como um esforço progressivo, transmitimos o valor das observações que são contextuais ou sugestivas, mas não definitivas, e enfatizamos que começos falsos e becos sem saída são uma parte esperada de um processo científico saudável.” 

Além disso, os cientistas defendem uma melhora na prática de comunicação para ajudar a comunidade científica a interpretar quaisquer novas descobertas dos cientistas relatório. 

“Estabelecer as melhores práticas para a comunicação sobre a detecção de vida pode servir para definir expectativas razoáveis ​​nos estágios iniciais de um empreendimento extremamente desafiador. […] Seja qual for o resultado do diálogo, o que importa é que ele ocorra, pois só podemos nos tornar mais eficazes na comunicação dos resultados do nosso trabalho e da maravilha associada a ele.”

Fonte: GZH

%d blogueiros gostam disto:

Notice: ob_end_flush(): failed to send buffer of zlib output compression (0) in /home/tapeja36/public_html/wp-includes/functions.php on line 5420