fbpx
GeralRegião

Polícia Federal de Passo Fundo conclui inquéritos sobre conflitos na reserva do carreteiro em Água Santa

A Polícia Federal de Passo Fundo concluiu os Inquéritos Policiais que investigavam os conflitos indígenas ocorridos na Reserva do Carreteiro, localizada no Município de Água Santa/RS, que culminaram na deflagração das Operações Carreteiro (em 04/09/2020) e Guerra e Paz (em (30/06/2021).

Durante as investigações e na deflagração das operações, foram cumpridos 49 mandados de prisão e 77 mandados de busca e apreensão, com participação de mais de 300 policiais federais e mais de 200 agentes públicos de outras polícias e instituições.

No decorrer dos inquéritos, foram indiciadas 65 pessoas pelas práticas dos crimes de constituição de milícia privada e constrangimento ilegal qualificado pelo concurso de pessoas e uso de arma de fogo.

A Polícia Federal segue com vários inquéritos policiais em andamento, que ainda visam a apuração dos demais crimes praticados naquela reserva indígena nos anos 2020 e 2021 (homicídio, tentativas de homicídio, posse e porte ilegal de arma de fogo).

A primeira fase (Operação Carreteiro) foi concluída em 28/04/2021, quando as peças foram encaminhadas à Justiça Federal e colocadas à disposição do Ministério Público Federal.

Com a conclusão da segunda fase (Operação Guerra e Paz), os dois inquéritos principais foram encaminhados à Justiça Federal em fevereiro de 2022, aguardando manifestação do MPF.

Fonte: Rádio Planalto


Notice: ob_end_flush(): failed to send buffer of zlib output compression (0) in /home/tapeja36/public_html/wp-includes/functions.php on line 5427