fbpx

Projeto de apoio emergencial alcança 17 mil produtores de leite no RS

Lançado no começo do ano passado, o Projeto de Distribuição de Sementes de Milho para Produtores de Leite – o Pró-Milho/RS – apresentou seus resultados na 44ª Expointer, na tarde deste sábado, em evento no Auditório da Administração do Parque Assis Brasil. Desenvolvido pela Secretaria de Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural (Seapdr) do Rio Grande do Sul, em parceria com a empresa de tecnologia de sementes Syngenta e a Emater/RS-Ascar, o plano beneficiou aproximadamente 17 mil produtores de leite, o que corresponde a 15,8% do contingente de produção estadual, espalhados em 254 municípios selecionados para participar do projeto.

A intenção do programa foi auxiliar os trabalhadores rurais afetados pela estiagem ocorrida no ano agrícola 2019/2020 e também amenizar os impactos da pandemia da Covid-19. A empresa de tecnologia Syngenta doou ao Pró-Milho/RS 20 mil sacas de sementes, que foram repassadas aos pequenos produtores rurais. 

“É muito simbólico que as sacas de sementes, antes da distribuição, tenham sido recebidas neste Parque de Exposições, justamente no Pavilhão da Agricultura Familiar”, destacou o diretor técnico da Emater, Alencar Rugeri, que comandou o painel de apresentação dos resultados. No projeto, a logística de distribuição foi coordenada pela equipe da Emater, com apoio da Fetag – Federação dos Trabalhadores na Agricultura no Rio Grande do Sul. 

“O ano de 2020 foi uma época muito difícil para o setor produtivo, então agradecemos imensamente a doação e a parceria dessas entidades. Agora vemos as pessoas felizes com a retomada da produtividade”, disse a secretária Silvana Covatti, que acompanhou a divulgação dos dados.

Além do apoio com as sementes, o programa também promoveu reuniões técnicas abordando temas relacionados à cultura do milho e à alimentação do rebanho leiteiro, nas propriedades beneficiadas, abrangendo um total de 20.000 produtores – incluídos ou não no projeto. Com a pandemia, todos seminários aconteceram de maneira virtual.

Fonte: CP

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

%d blogueiros gostam disto: