fbpx

Receita de purê de batata-doce laranja com cogumelos acebolados e nozes

Quanto mais elementos distintos combinamos, mais informações para nosso cérebro a gente leva, e com isso aumentamos a complexidade dos pratos (e a alegria do nosso estômago). Ao contrário do que possa parecer, você não precisa ser um expert na cozinha para se atentar a alguns detalhes que fazem toda diferença.

Nesse prato, por exemplo, no que diz respeito às texturas, temos um purê cremoso, aveludado, mas também tem lugar para a suculência que vem dos cogumelos e para a crocância das nozes. São experiências complementares, onde uma enaltece a outra; e assim chegam juntas onde sozinhas não o fariam.

Receita

Ingredientes
1kg de batata-doce laranja (ou outra)
500 g de cogumelo shitake (ou outro)
¼ de xícara de nozes picadas na ponta da faca
1 cebola roxa cortada em meia-lua
3 dentes de alho
1 colher (sopa) de açafrão fresco ralado
2 colheres (sopa) de mostarda dijon
2 colheres (sopa) de shoyu
4 colheres (sopa) de azeite de oliva
¼ de maço de salsa fresca
¼ de maço de alecrim fresco
1 colher (chá) de páprica defumada
1 colher (chá) de coentro em pó
Sal e pimenta-do-reino a gosto

Modo de preparo


1. Corte as batatas-doce em rodelas e leve ao fogo em uma panela com água, os dentes de alho, alecrim fresco e sal.
2. Cozinhe até que as batatas estejam bem macias e então escorra a água e com uma espátula amasse as batatas na própria panela até que vire um purê.
3. Tempere esse purê com o açafrão ralado, mostarda dijon, pimenta-do-reino e azeite de oliva (metade da quantidade). Reserve.
4. Para os cogumelos, doure a cebola roxa e os talos de salsa em uma frigideira anti-aderente com a outra metade do azeite e, quando bem quente, adicione os cogumelos.
5. Refogue rapidamente e em seguida acrescente o shoyu, a páprica defumada e o coentro em pó. Ajuste o tempero com sal e pimenta-do-reino e finalize com salsa fresca picada. Reserve.
6. Para o molho, bata 1 xícara de castanha-de-caju crua demolhada (deixada de molho por 12 horas), ¼ xícara de azeite de oliva, sumo de 1 limão, sal e noz moscada. Ajuste a consistência com água até chegar na textura desejada.
7. Monte o prato com o purê por baixo, os cogumelos acebolados sobre ele e então as nozes picadas. Finalize com o molho cremoso de limão, e brotinhos. Sirva.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

%d blogueiros gostam disto: