Réplica do barco de Garibaldi construída por professor de Passo Fundo está pronta e vai para a água em breve
Ainda em 2019 a Uirapuru noticiou o projeto do professor Antônio Carlos Rodrigues, que por muitos anos morou em Passo Fundo, mas atualmente reside em Camaquã, onde iniciou a construção de um barco histórico pertencente a Giuseppe Garibaldi. Trata-se do Seival, barco de Garibaldi, utilizado como estratégia de guerra pelo general, considerado herói farroupilha. Passados dois anos desde o início do projeto, a réplica idêntica foi apresentada pelo professor para a comunidade de Camaquã no último sábado.
Em entrevista, o professor Antônio explicou que textos históricos apontam que o barco original foi construído em Camaquã. Com o aval de Bento Gonçalves, Garibaldi construiu dois barcos na Estância da Barra, propriedade de uma irmã do presidente rio-grandense às margens do Rio Camaquã. O Seival foi utilizado por Giuseppe Garibaldi na Tomada de Laguna, que culminou com a proclamação da República Juliana, durante a Guerra dos Farrapos.
O professor destacou que o barco está em seus últimos momentos antes de ir para a água. Nos próximos dias será instalado um motor com resfriamento à água, próprio para o barco. Esse processo encerra nesta semana e na próxima segunda-feira, 27, ou mais tardar dia 28, o barco será colocado na água, na Ilha Santo Antônio, passando pelo local onde o barco original foi criado. O barco vai sair de Camaquã rebocado por terra, depois e será colocado novamente na água no Distrito da Pacheca, próximo da Lagoa dos Patos. Então o Seival será preparado para velejar até Porto Alegre.
A partida para a capital deverá ocorrer no final de janeiro. O professor classificou o maior desafio de toda a construção a chegada da pandemia. Todos os recursos para a construção vinham de jantares beneficentes, mas a pandemia proibiu isso. Contudo a obra encerrou e 2022 será marcado por uma agenda especial da embarcação.
fonte: Uirapuru