fbpx
GeralRegião

Vistoria em pista e equipamentos antecede voo de aferição dos instrumentos de pousos e decolagens no Aeroporto

Em mais uma etapa para viabilizar a retomada das operações aeroportuárias no Aeroporto Lauro Kortz, servidores das áreas Técnica e Operacional do Centro Integrado de Defesa Aérea e Controle de Tráfego Aéreo – II (CINDACTA) estiveram em Passo Fundo, nesta terça-feira (14), para efetuar o ground check dos PAPI’s e também a conferência de itens obrigatórios na pista. Esta vistoria em solo antecede outras duas análises do espaço, necessárias para o planejamento do voo de aferição dos instrumentos e de todos os equipamentos exigidos para a liberação dos pousos e decolagens no Lauro Kortz.

As atividades realizadas pelos técnicos do órgão federal responsável pela homologação e liberação das operações nos aeroportos foram assistidas pelo Grupo de Trabalho instalado pela Prefeitura de Passo Fundo para o acompanhamento das obras no Aeroporto. Conforme o secretário de Gestão do município, Dailon Barp, o ground check é importante porque promove a análise de todos os indicadores e a checagem dos equipamentos instalados na pista, garantindo a segurança tanto dos passageiros quanto dos operadores de voos. “Nesta etapa, os técnicos analisaram todas as questões relativas aos PAPI’s e a pista. Na vistoria em solo foram conferidas as ferramentas de alimentação dos instrumentos, o consumo de energia, a potência e a iluminação destes equipamentos. São protocolos fundamentais que asseguram que o Aeroporto tem todas as condições de, posteriormente, receber os voos comerciais”, comentou.

O secretário destacou ainda que, em relação a Prefeitura, o interesse é de que os voos sejam retomados com a maior brevidade possível. “Acompanhamos há bastante tempo esta questão e não medimos esforços para que as operações no Aeroporto sejam retomadas. A criação deste Grupo de Trabalho pelo prefeito Pedro Almeida é uma das ações práticas neste sentido. Estamos auxiliando o Estado, dentro das competências legais, para que o nosso Aeroporto seja reaberto, retome os voos diários e passe a ocupar, novamente, o protagonismo da aviação regional”, argumentou Barp.

Conforme o CINDACTA II, a partir desta vistoria em solo e das informações reportadas pelos técnicos, um laudo é emitido dando sequência as etapas de cartografia e, em seguida, do voo de aferição do Aeroporto Lauro Kortz. Para o secretário de Gestão da Prefeitura de Passo Fundo, a expectativa é de que haja celeridade nestes procedimentos. “O prefeito tem pressionado junto ao Governo do Estado e a União para que essas etapas sejam céleres. Precisamos do Aeroporto em funcionamento e, a partir das informações que recebemos do CINDACTA nesta terça-feira, estamos otimistas”, resumiu Barp.

A vistoria em solo da pista do Aeroporto também foi acompanhada pelos secretários de Obras, Rubens Astolfi; pelo de Transportes e Serviços Gerais, Alexandre de Mello; e por assessores do deputado Mateus Wesp.

Fonte: Uirapuru


Notice: ob_end_flush(): failed to send buffer of zlib output compression (0) in /home/tapeja36/public_html/wp-includes/functions.php on line 5427